segunda-feira, janeiro 24, 2011

Duas alternativas para o Peixe

Ainda não consegui ver nenhum jogo do Santos esse ano, não sei qual esquema tático tem sido adotado neste começo de temporada.

Contudo, baseado no elenco do Peixe, na equipe do ano passado e em outros times treinados por Adilson, imagino que não deverá fugir destas duas opções: o 4-2-3-1 e o 4-4-2 em losango.

Na primeira alternativa Elano atua na ponta direita e Neymar na esquerda. Embora tenham características distintas, nesta estrutura ambos tendem a se infiltrar por dentro quando se tem a bola, e sem ela a acompanhar os laterais adversários.



Já no 4-4-2 em losango o meio-campo fica mais recheado e consistente, com três "volantes", Ganso mais solto e Neymar com menos responsabilidade defensiva e mais liberdade para cair por todos cantos do gramado ofensivo.

Para que o jogo não se concentre pelo corredor central, Elano e Arouca têm de se apresentar com frequência também pelos lados, além, claro, dos laterais.



Tanto em um quanto no outro, evidentemente que o camisa 10 é o grande maestro, e Keirrison (Diogo?) a referência. E seja no 4-2-3-1 ou no 4-4-2, o flanco direito promete com dobradinhas dos números 2 e 8.

2 comentários:

Nelsinho Lima disse...

Das duas formações, vejo a segunda como a melhor das opções, pois o trio formado por Charles, Arouca e Elano ficará mais próximo para trocar passes e fazer o jogo fluir. O Santos precisa de um novo atacante para o lugar do Keirrison.. se ele não conseguir se destacar com esse meio de campo, é por que não possui qualidade suficiente para jogar no time.

Um grande abraço,
Nelsinho Lima.

vamosfalardeesportes.blogspot.com

Edson Júnior disse...

Talvez a melhor opção seja o 2º esquema, mas com Charles como 2º volante, saindo mais pro jogo.