domingo, setembro 01, 2013

Possível Real Madrid com Bale

Costumo dizer que Gareth Bale é o Cristiano Ronaldo canhoto. Estilos bastante semelhantes. O vigor físico, as arrancadas, as finalizações, o jeito de bater na bola e até as cobranças de falta são parecidas. O galês só não é tão decisivo no cabeceio quanto o português, mas de fato existem muitas similaridades entre eles.

Se Ancelotti mantiver o esquema com três atacantes, as pontas devem ser ocupadas pelos dois jogadores mais caros da história. Pontas de pés invertidos (destro à esquerda e canhoto à direita) que tendem a cortar para dentro e arrematar (movimentação que abre o corredor para a subida dos laterais). Soma-se a eles na referência do ataque, no 4-3-3, o francês Benzema.



Confesso que quando pintou o papo de Bale no Real Madrid pensei de bate-pronto num 4-4-2 em linha, com Bale e CR7 no ataque, Özil, Modric, Alonso e Isco alinhados na meia cancha, e Benzema no banco. Mas aos poucos me convenci de que dificilmente Ancelotti jogará sem centroavante. Pode ser que essa formação (4-4-2 linha) seja utilizada eventualmente. Em regra, porém, imagino uma estrutura com dois extremos mais o nove, além de Alonso, Modric e Isco no meio.

Eu sei, Alonso está machucado. Essa previsão considera o onze para a temporada. Logo, até Xabi voltar (faltam uns dois meses) a cabeça de área deve ser disputada por Casemiro e Illarramendi. A princípio o brasileiro larga na frente, mas Khedira também pode fazer esse papel de primeiro volante, a exemplo de Modric. Se Modric atuar por ali, por exemplo, Özil pode ser o meia-direita e Isco o meia-esquerda do 4-3-3.

Outra opção (talvez a mais provável) é o 4-2-3-1 com Bale, Isco e CR7 na linha de três, Benzema na referência e Modric segundo volante. Na verdade, em relação à prancheta acima, muda-se apenas a formatação do meio campo. Se Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo formarem mesmo o trio avançado, eis a variação que pode acontecer no setor: Alonso e Modric lado a lado, com Isco centralizado mais à frente (4-2-3-1), ou Alonso centralizado, com Modric e Isco lado a lado mais à frente (4-3-3). Seja como for, independente do esquema tático padrão adotado, Ancelotti tem em mãos talvez o melhor elenco da Europa, capacitado para ganhar os títulos da Liga e da Champions.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem sairia melhor com esse elenco? Ancelloti ou Mourinho? Belo poste !!

Anônimo disse...

acho que o real tinha que jogar num 4-2-2-2 com modric e isco como volantes e di maria e ozil como meia atacantes eo cr7 eo bale como atacantes

Anônimo disse...

Acho que o esquema será mantido.4231 com Bale no corredor central, como estava jogando no final da última temporada, ali ele jogará aproveitando o espaço nas costas de Benzema. E Ozil deve sair.

Rafael Andrade disse...

Cara, dos jogos que vi do Madrid com Ancelotti, ele não usou esse 433, mas sim o mesmo 442 que utilizava no PSG, com Isco aberto na esquerda, centralizando pra abrir o corredor pro Marcelo, Ozil ou Di Maria pela direita, que agora deverá ser ocupada pelo Bale, Khedira e Modric como os box to box por dentro, mais Ronaldo e Benzema na frente. E acredito que deverá ser o mesmo sistema que ele vá utilizar, talvez com essa alternativa do 433 pra quando o sapato apertar. Abs.

Carlos Pizzatto disse...

Rafael, tipo o esquema tático descrito no terceiro parágrafo?

Carlos Pizzatto disse...

Só para deixar claro, não tirei esse 4-3-3 do nada. Ancelotti adotou esse esquema em dois jogos na pré-temporada, contra Everton (on.fb.me/19eSR2j) e Lyon (bit.ly/185yRhO). E quando Isco foi contratado, imaginei esse 4-4-2 em linha (bit.ly/14UtJuF).

Porém, confesso que não vi nenhuma das três partidas feitas pelo Real Madrid na Liga 2013/14.

Anônimo disse...

Eu preferiria o 4-2-3-1 com Isco centralizado, Ronaldo e Bale nas pontas e Benzema na referência.

Em tempo: contratação desnecessária - se levado em conta o valor desembolsado pelo Real Madrid - a de Bale. Ele não é tão mais jogador que Özil e rende mais na posição do maior astro do time - CR7.

Enfim, até 60 milhões de Euros seria o preço justo dele. Mais que isso, poderia até valer, mas não para o Real Madrid.

Parabéns pelo excelente blog, Carlos Pizatto. Sonho em vê-lo na ESPN, um dia.

Mário Pordeus

Rafael Andrade disse...

Sim Carlão, quase o do terceiro parágrafo, com a diferença que o Bale não iria de avante ao lado do Ronaldo, e sim, ocupando o lado direito da linha de quatro. Benzema e Ronaldo formariam a dupla de avantes. Abs.

Anônimo disse...

O 4-2-3-1 com variante para 4-1-4-1 é melhor opçao que ele tem nesse inicio para ajustar rapido o time e aproveitar logo o talento do Bale e do CR juntos.

Unknown disse...

pq real n tem camisa 10?