terça-feira, setembro 17, 2013

Primeiro passo pela décima

Di María ou Benzema? Benzema ou Di María? Em tese um deles deve sair para Bale entrar. Antes de entrarmos no campo da especulação, entretanto, fica o registro da vitória por 6 a 1 sobre o Galatasaray, em plena Turquia, pela primeira rodada da fase de grupos da Champions League. Domínio total do Real Madrid, que nasceu a partir da mudança tática feita por Carlo Ancelotti.

Nos primeiros dez, quinze minutos, os visitantes se distribuíram no 4-2-3-1 com Isco pela faixa central e Di María e Cristiano Ronaldo pelas pontas. Porém sem a peça-chave dessa engrenagem, sem o pé pensante desse esquema (Özil), os merengues não conseguiram jogar e foram dominados pelos donos da casa. O camisa 23 estava em desvantagem no duelo com Felipe Melo, CR7 estava isolado no canto, e o time praticamente só se defendeu. Quando Ancelotti mudou para o 4-4-2 em linha, no entanto, tudo mudou (estrutura adotada por ele no PSG na temporada passada, aliás).



Já com Diego López no lugar de Casillas, que sentiu a costela e foi substituído, o Madrid cresceu muito de produção. Com Di María à direita e Isco à esquerda, acertou a marcação e passou a controlar o jogo e a posse de bola, sem abdicar dos letais contra golpes. Dessa maneira, com CR7 fazendo a dupla de ataque com Benzema, los blancos deitaram, rolaram e construíram esse placar assombroso. O Galatasaray, coitado, nada pôde fazer.

Com 3 a 0 de vantagem, no segundo tempo, Bale entrou na vaga de Isco. O 4-4-2 foi mantido, com o galês na extrema direita e o argentino invertido, na extrema esquerda (ambos canhotos, diga-se). E foi a partir dessa alteração, a partir da entrada do jogador mais caro da história, que comecei a me perguntar: Di María ou Benzema? Quem vai sair para Bale entrar? Nesta terça-feira saiu Isco, claro. Mas até onde eu sei o espanhol é titular absoluto. Ou seja: vai sobrar para Di María ou Benzema.

No primeiro momento é normal pensar que sai Di María. Em princípio é natural pensar em Bale, Modric, Khedira e Isco na linha de quatro, mais Cristiano Ronaldo e Benzema na frente. Contudo, sem Özil, talvez seja interessante ter Di María entre os onze. Não se trata dum 10 clássico (Isco também não), mas tem visão de jogo e qualidade no passe para eventualmente assumir o papel de criação, papel que até ontem pertencia a Mesut. Logo, talvez a melhor alternativa seja Di María, Modric, Khedira (Alonso, quando voltar) e Isco na linha de quatro, mais CR7 e Bale (dois exímios finalizadores) no ataque, e Benzema no banco. Só não sei se Ancelotti vai abrir mão do seu camisa 9, do único centroavante de peso do elenco. A conferir. Seja como for, estreia imponente do Real Madrid em busca da décima.

Um comentário:

Marco disse...

Acho que a décima vai esperar um pouco mais.
Aproveitando, estamos com um blog recente e desejamos alguns parceiros de link. Se interessar... http://bolaparada.altervista.org

Abraço