quinta-feira, julho 14, 2011

O equívoco da convocação

É senso comum: a ausência de Marcelo é a mais indigesta de todas. Mas tudo bem, Mano teve lá seus motivos, até compreensíves, para não ter levado o lateral do Real Madrid à Argentina.

Outro jogador que faz falta é Hernanes. Neste caso, porém, seja lá quais são os motivos do treinador, discordo radicalmente. Quanto ao cartão vermelho no amistoso contra a França, não creio que tenha pesado tanto assim. E quanto ao "tá jogando em outra posição no clube", não engulo.



O que existem são motivos para ter levado o ex-são-paulino. De sobra. E o principal deles, para mim, é a diferença de característica. Os dois em tese segundo volantes, Ramires e Elias, possuem estilos de jogo ofensivamente semelhantes: baseam-se na condução de bola em velocidade. Já Hernanes apoia-se na visão de jogo e no passe (e no tiro de fora da área).

Para traçar dois paralelos, por exemplo, no ataque Mano conta com dois centroavantes bastante distintos: Pato e Fred. Alternativas diferentes para a mesma posição. Na lateral direita acontece a mesma coisa, com Maicon e Daniel Alves. Características diferentes para a mesma posição. Elias, no entanto, não apresenta nada de novo. Não por sua culpa, mas por seu estilo, que é parecido com o de Ramires.

Não estou aqui defendendo a presença de Hernanes entre os onze, muito menos a exclusão de Elias ou Ramires. Apenas entendo que, se o meio-campista da Lazio estivesse no grupo da Copa América, seria mais fácil mudar a cara do time, se porventura fosse necessário. Com a marcação pesada e a sobrecarga em cima do armador Ganso, Hernanes poderia dar mais qualidade à saída de bola, coisa que tanto Elias quanto Ramires não primam por.

4 comentários:

Wellington Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington Junior disse...

Engraçado que por pura coincidência eu falei do Hernanes em post no meu blog e concordo com você, ele seria de extrema importância ta na saída de bola quanto nas criações de jogadas.

mArcelo - www.audioestrada.com.br disse...

Concordo plenamente, Hernanes seria ótima opção pra ajudar na armação de jogadas com seus passes e lançamentos, e ótima opção também para finalizações, já que chuta muito bem de fora da área!

Já atletas como Jadson e Elias, bons jogadores, acredito que suas convocações tenham outras motivações e intere$$es!

Clériston Santos disse...

Parabéns pelo ótimo blog.

Dá uma olhada no meu: http://tomdebola.blogspot.com

O seu está em minha lista de blogs, add o meu na sua...

Valeu