segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Corinthians está bem acima do São Paulo

Jorge Henrique. Para mim o melhor jogador do clássico deste domingo. É banco. Danilo foi o segundo melhor. Também banco. Na verdade hoje é titular, mas com a chegada de Douglas e as voltas de Alex e Emerson, deve ser banco.

Apesar dos desfalques, o Corinthians sobrou no 1 a 0 sobre o São Paulo. Sobrou, entre outros motivos, por causa do entrosamento que vem desde a temporada passada. Independente de quem entre, o sistema tático é o mesmo. O estilo muda um pouco por causa da velocidade dos ponteiros, mas o esquema é o mesmo - o que facilita a vida de quem entra.

Atuando pelas beiradas, Willian e principalmente Jorge Henrique infernizaram os laterais Cortez e João Filipe. Já Danilo, por dentro, à frente da inseparável dupla Ralf e Paulinho, distribuiu a bola com classe e eficiência. Sem falar no gol de cabeça no primeiro tempo.



Pelo lado do São Paulo, falta sequência. É bem verdade que Leão tem tentando o 4-4-2 em losango, porém sem sucesso. Lucas fica isolado na ponta direita, não "pode" se deslocar por outros lados do campo. Jadson, Willian José, João Filipe, Casemiro... Ninguém se aproxima do camisa 7.

Honestamente, gosto da ideia de jogar com dois pontas e mais o centroavante. Nilmar não veio, no entanto o plantel conta com três opções para as beiradas: Lucas, Fernandinho e Osvaldo. A alternativa mais indicada, na minha opinião, é o 4-2-3-1, com Wellington e Cícero (ou Maicon, Casemiro, Denilson) de volantes, Lucas na ponta direita, Osvaldo na esquerda e Luis Fabiano na referência.

No Shakhtar Jadson atuava pelo centro dum 4-2-3-1, há vários anos, por sinal. Talvez por isso o 10 se sentiria mais à vontade neste esquema, com dois homens abertos e o centroavante. Evidente que é cedo para julgá-lo, e posso estar redondamente enganado. Mas creio que este esquema iria favorecer seu jogo.

Contudo o fato é que, hoje, o Corinthians está alguns degraus acima do São Paulo. Pelo entrosamento, pela continuidade, pelo elenco, pela comissão técnica.

Um comentário:

Zenatti disse...

Sendo Corinthiano mas frio nas análises. Hoje o SP está inferior mas vejo um Campeonato Brasileiro com domínio paulista mais Vasco, Flu e Inter que vão incomodar MUITO.