sábado, junho 09, 2012

Onde a Holanda errou?

Chutes a gol: 28 a 8. Isso mesmo. 28 a 8 para os holandeses. Logo ficaria fácil responder à pergunta do título: a Holanda errou nas finalizações. Resposta assim, porém, é muito vaga, muito simples.

O volume de jogo laranja foi infinitamente maior. A posse de bola superior foi sim traduzida em oportunidades de gol. As oportunidades, em contrapartida, não foram convertidas na rede. Não que Andersen tenha sido espetacular. Pelo contrário. Suas defesas difíceis podem ser contadas nos dedos. Contudo, como diz o ditado, tem dia que a bola não entra.

No mesmo 4-2-3-1 de sempre, Afellay não foi o ponta-esquerda que se esperava. Nem Van Bommel o segundo volante desejado. O resto, todavia, trabalhou legal. Robben fez o que se imaginava, Van Persie funcionou como referência do ataque, embora tenha se movimentado bastante (o que é sempre benéfico), Sneijder articulou bem as jogadas, e os laterais apoiaram com frequência. Mas como diz o ditado, tem dia que a bola não entra.



No segundo tempo, lá pelos vinte e poucos minutos, ainda com a Dinamarca à frente por 1 a 0 (placar que permaneceu até o fim do duelo), Bert van Marwijk promoveu duas alterações interessantes: De Jong e Afellay por Van der Vaart e Huntelaar. O esquema tático foi mantido, com Vaart de segundo volante (Bommel de primeiro), Huntelaar de centroavante, o canhoto Van Persie recuado à meia central, Robben na ponta direita e o destro Snijder na esquerda.

Pode-se dizer que o time melhorou. Partiu para cima, criou boas chances. Porém não conseguiu ser eficiente nos arremates. Resultado injusto? Pode-se dizer que sim. Mas, como estamos carecas de saber, futebol é assim mesmo. Esse Holanda vs Dinamarca não foi o primeiro nem será o último exemplo.

Os vice-campeões mundiais serão eliminados? Não sei. É preciso admitir que a situação ficou delicada e essa possibilidade é grande. No entanto, passada a ansiedade da estreia, é preciso reconhecer que a Holanda tem sim bola para bater Alemanha e Portugal e passar adiante.

No Twitter. No Facebook.

4 comentários:

Rafaela Andrade disse...

Olá! Td bem?

Hoje estou aqui para convidá-lo para a festa de 3 anos do blog, muitos convidados especiais escrevendo por lá e muitos prêmios na promoção de aniversário, você pode concorrer um audiolivro no valor de R$25,00 via Twitter ou uma mala de viagem da 3BRIO e 2 biografias do tenista Rafael Nadal ( livro Rafa, Editora Sextante)via Facebook/ Blog - te espero por lá. Não fique de fora da nossa festa!

Contamos com você!
Um abraço
Rafaela.
( http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com.br/)

Anônimo disse...

Olá, sou editor do portal Bolanobarbante.com, que está sendo finalizado. Neste novo empreendimento, cobrimos os principais campeonatos de futebol do mundo, como por exemplo, Brasileiro, Espanhol, Inglês, Alemão e Italiano. Além desta cobertura diária, a intenção do portal é ter a participação irreverente que se encontra nos blogs, com uma grande pitada de humor, paixão pelo time, fugindo um pouco do pragmatismo do jornalismo diário. Desta forma, oferecemos espaço em nosso site, através da troca de links, ou seja, colocamos o link do seu blog no nosso portal e vocês, em contrapartida, colocam o nosso no blog. Com esta parceria, fazemos com que tanto o site, quanto o blog, se tornem mais visualizados.

Se tiver interessado, por favor, nos mande email:

ramonlamaslopes@bol.com.br

Você pode conferir a fase final do site acessando

www.bolanobarbante.com

Att,

Ramon Lopes

Editor chefe do portal Bolanobarbante.com
14.361/MG - JP

David J. Pereira disse...

Olá!

Podemos fazer uma troca de links entre blogues por favor?

O meu é: http://davidjosepereira.blogspot.pt/

Muito Obrigado!

Depois passem pelo meu a confirmar a troca, para eu também adicionar o vosso blogue aos meus links.

Futebol disse...

Holanda um grande time de futebol não poderia brilhar neste Euro