sexta-feira, agosto 19, 2016

A estreia de Pogba pelo United

Apesar dos dois gols marcados por Ibrahimovic na vitória por 2 a 0 sobre o Southampton, nesta sexta-feira, em casa, pela segunda rodada da Premier League, para mim o melhor jogador da partida foi o estreante Pogba.

Posicionado no tradicional 4-2-3-1 de Mourinho, o novo camisa 6 do United formou o "doble pivote" com Fellaini, de modo que o belga guardou mais a posição, enquanto o francês fez o vai e vem pela esquerda (Mata e Martial fizeram as beiradas - com Mata ocupando a faixa central na fase ofensiva, liberando o corredor para Valencia - e Rooney atuou atrás do centroavante sueco).



O mapa de calor de Pogba, aliás, revela a presença do meio-campista por praticamente todo o terreno, de área a área, com ênfase no lado esquerdo. Em recente entrevista concedida a Henry, por sinal, Pogba se definiu como um box-to-box, um atleta que joga de área a área, que defende e ataca. E no 4-2-3-1 de Mourinho, de fato, ele terá de ser mais box-to-box do que nunca, pois na Juventus ele jogava - e voou assim - como meia-esquerda, sempre com um "primeiro volante" centralizado (Pirlo, Marchisio, etc).



Em outras palavras, o homem dos € 105 milhões terá de se adaptar à filosofia do novo treinador, pois embora o 4-1-4-1 seja talvez o esquema mais indicado para tirar o seu máximo, Mourinho aparentemente não irá abrir mão do seu habitual 4-2-3-1 (estrutura básica do seu Chelsea e do seu Real Madrid, por exemplo).

De qualquer forma, Pogba foi o melhor da partida contra o Southampton. Partida, diga-se, onde o United teve dificuldade para criar chances e teve menos posse de bola que o adversário em pleno Old Trafford. Nesse quesito, todavia, creio que não podemos esperar algo muito diferente disso, já que Mourinho prioriza o estilo reativo.

Nenhum comentário: