quarta-feira, dezembro 05, 2007

Por que Corinthians e não Cruzeiro?

Se fosse para o Cruzeiro, Mano teria a obrigação, entre aspas, de levar a Raposa, no mínimo, à semifinal da Copa Libertadores.

Seria o que muita gente, em especial o torcedor cruzeirense, esperaria, em função da brilhante campanha no Grêmio.

Mas da Série B ao vice-campeonato da Libertadores, no tricolor gaúcho, foram 2 anos e meio.

Mano precisa de tempo para trabalhar, para dar continuidade, para conhecer os jogadores e tê-los na mão. Para ter o grupo fechado, como se diz.

Por mais estruturado que seja o clube de Minas, por mais talentosos que sejam seus atletas, em menos de um semestre, Mano não teria seus comandados unidos em pensamento, focados na mesma meta.

A longo prazo, os jogadores compram a briga. Jogam pelo Mano.

O provável (ou possível) fracasso (ou não sucesso) na Libertadores, poderia pôr em xeque a contratação de Mano pelo Cruzeiro.

No Timão, espera-se o que aconteceu com o Grêmio: da Série B às cabeceiras da Libertadores. É inevitável a comparação, a criação da expectativa.

E para que isso aconteça, eles, treinador e jogadores, terão tempo para "fechar o grupo".

Além da recompensa financeira ser maior no time de São Paulo, para Mano, obter sucesso no Corinthians é mais fácil do que no Cruzeiro. E a repercussão na mídia nacional é maior.

Outro ponto, pensou eu, decisivo para a ida de Mano ao SCCP, foi Lulinha. Este pode ser, para o Corinthians, de Mano, o que Carlos Eduardo foi para o Grêmio, de Mano. Em mais de uma temporada, ele vai trabalhar muito bem o garoto. E o treinador sabe que tem um diamante nas mãos. E mais que ninguém, sabe como lapidá-lo.

21 comentários:

Ricky_cord disse...

Carlos Eduardo prometeu muito, esteve quase a vir para o Benfica mas acabou na 2ªa divisão alemã.

Anônimo disse...

Acho que tá mais pro Anderson...

Anônimo disse...

Parabéns Carlos,
ao contrário de outros jornalistas que ficam tentando criar "teorias da conspiração" para explicar a decisão do Mano em ir para o Corithians, você expôs com bastante clareza bons motivos pra que ele fizesse isso. O Mano cai como uma luva na atual situação do Corinthians. A única coisa que realmente me preocupa é a habilidade do mesmo em apaziguar os conflitos de egos que podem ocorrer caso os dirigentes Corinthianos prefiram manter ou contratar jogadores mais experientes.

Renan Turra Silva disse...

Anderson penso eu

Anônimo disse...

O Ânderson jogou só a Série B.

Carlos Eduardo jogou a "A" e a Libertadores.

Penso em Lulinha, no Corinthians de Mano Menezes, jogando a "A" e a Libertadores. Até porque com R$ 50 mi de multa recisória, ele não sai ao final de 2008.

Victor Hugo Antinossi disse...

Penso o mesmo que você escreveu.

Se o Corinthians fizer um bom primeiro semestre, pode até conquistar sua terceira Copa do Brasil. E voltar para a Série A já na Libertadores, seria algo fantástico para a carreira de Mano.

A equipe que for em suas mãos, Mano Menezes vai subir o alvinegro. Não existe possibilidade do time permanecer mais de uma temporada na Série B, com um valor de TV infinitamente superior aos adversários, além de parceiros e investidores.

Acredito que Mano fez um excelente negócio em treinar o Corinthians e não treinar o Cruzeiro.

Gerson Sicca disse...

O Mano procurou o caminho mais cômodo: ele sabe que não há a menor possibilidade do corinthians não subir.
Acho q ele não se sentiu em condições de enfrentar um desafio maior, q era treinar o cruzeiro na libertadores. Pelas declarações dele na lib. deste ano parecia q nem ele esperava o q estava acontecendo. Ele não tinha se preparado para aquilo.
Além disso, vai ganhar um dinheiro fácil no corinthians.
Pessoalmente, eu torço p/ q as brigas internas atrapalhem o máximo possível o corinthians no ano q vem.

Unknown disse...

Nao acredito que a troca do mano tenha sido em razão do receio de treinar um time na libertadores, mas sim, pela maior visibilidade na carreira.É evidente que o Corinthians é uma vitrine muito maior e mais chamativa do que a raposa, ainda mais se ele obtiver sucesso nas pretensões expostas.
Pode ser que ele esteja visando a seleção brasileira, afinal, caiu por terra o argumento de que para ser técnico da seleção deve se ter experiência.
Abrass.

Leonardo Serafim disse...

Mano fez bem em ir pro Corinthians. Pegou o certo ao invés do duvidoso. As chances de ele subir com o time paulista é muito maior que ganhar a Libertadores. Além do Corinthians ter muito mais repercurssão. Se ele sobe com o Corinthians e em 2009 faz uma campanha razoavel pra boa, quem vocês acham que vai assumir a seleção após a Copa?

Zêro Blue disse...

Todos os argumentos seus são válidos meu xará, mas creio que o x da questão foi o din-din, o timão ofereceu 110 mil a mais que o Cruzeiro, fora os 1,5 mi que pagarão se voltarem a 1ª. De onde vai vir tanta grana? Do Kia não vem mais, hehehehe

Sds. Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Guilherme disse...

Parabéns Carlão, finalmente alguém escreveu o óbvio e não tentou ficar criando teorias conspiratórias para isso. Savio complementou matando a charada.

Gerson, corneta de colorado não dá pra levar nem um pouco a sério. Argumentos totalmente furados...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Felipe Moraes disse...

É, o espera-se o Mano o mesmo trabalho realizado no Grêmio.
O que não é difícil de acontecer.
Mano Menezes mostrou, em dois anos e meio no tricolor gaúcho, que é capaz de transformar fracasso em glória.

Abraço,
Felipe Leonardo

Diego Mesquita disse...

Os arrogantes começaram bem...

Anônimo disse...

Raciocínio corretíssimo. Talvez, nem foi a proposta financeira que pesou tanto. Afinal, o Mano não iria trocar um título praticamente certo com o Corinthians (ou pelo menos a volta à Série A) por um tiro no escuro com o Cruzeiro, que não anda tão bem das pernas para contratações como esteve há algum tempo.

Anônimo disse...

Acredito que ele foi movido pelo dinheiro (até eu teria feito o mesmo). Subir o Corinthians será muito mais valorizado do que ganhar uma Libertadores em um time que não é do eixo, a grande REDE de TV nem fará questão de transmitir os jogos, só lembrando que o time mineiro é o intruso no grupo de brasileiros na Copa Continental, olhe que até fizerem um esforço para levar o Palmeiras, mas como futebol é jogado e só acaba quando termina é perigoso o time de minas chegar longe,mesmo passando pela pré-libertadores e tendo que enfrentar os timer brasiliros nas etapas finais.

Acredito que Mano possa ter problemas no Corinthians, pois a torcida é elétrica o clima sempre tubulento , caso ele não faça um bom campeonato paulista, é provável que nem passe do primeiro semestre no time, ai sim poderá ter perdido a oportunidade de mostrar que o Grêmio chegou a final, não por sorte mas por competência de toda a equipe. MAs isso só o tempo vai dizer.

Saudações a todos!

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...

Viu que o Inter quer trazer o Evaldo? Sabe por que?
No beira-rio só tem rosca!
hahahahahaha tchã!

Anônimo disse...

Eu acho q foi só a grana mesmo.

Vinicius Grissi disse...

Corretíssimo na linha de pensamento. Além do trabalho no Corinthians teoricamente ser mais "fácil", o financeiro é melhor e a estabilidade deve ser mais garantida. Fez certíssimo o Mano, mas me decepcionou. Achei que ele toparia um desafio maior!

Vinicius Duarte disse...

já tá com status de "jornalista", hein Carlão? vide o comentário do "blefe".

Parabéns!

Anônimo disse...

ja que ele naum veio ´vamu pensar no cruzeiro de 2008
meu cruzeiro de 2008 seria:
1Fabio
2Apodi
3Espinoza
4Thiago martinelle
6Jadilson
5Fabricio
8Ramires
7Charles
10Wagner
11Guilherme
9Marcel
Reservas pra libertadores q são 14:
12Andrey
13Jonathan
14Thiago gonlinss
15Thiago Heleno
16Fernandinho
17Kerlon
18M.Moreno
19Nenê
20Hernrique
21Marquinhos Parana
22Marcinho
23L.Domingues
25Elicarlos
26Mariano