segunda-feira, junho 06, 2011

O que esperar de Mengão e Timão?

Ao contrário de alguns, gostei do 1 a 1 deste domingo, no Engenhão. Tanto Flamengo quanto Corinthians se empenharam o suficiente e proporcionaram um belo jogo. No fim das contas, o empate ficou de bom tamanho.

Mas, o que pensar em relação ao futuro? O que esperar dos clubes de maiores torcidas do país neste Brasileirão? Título? Vaga na Libertadores? Apenas vaga na Sul-Americana?

Baseado nos atuais elencos e treinadores, vejo a equipe paulistana em vantagem. E a comparação se torna mais pertinente, pelo menos entre os ditos titulares, porque ambos atuam no mesmo esquema tático, o 4-2-3-1.



No gol e na lateral direita, o Fla sai na frente. Felipe e Léo Moura são mais jogadores que Júlio César e Alessandro. Já na esquerda, é preciso ver como Junior Cesar vai reagir, para traçar um paralelo com Fábio Santos. Quanto à dupla de zaga, sem convicção, prefiro a alvinegra. Repito: sem convicção.

No meio-campo, a briga de volantes é boa: Ralf e Paulinho de um lado, Willians e Renato do outro. Porém é na "linha de três" que o bicho pega: Thiago Neves, Ronaldinho e Bottinelli de um lado, Willian, Danilo e Jorge Henrique do outro.

Hoje, claro, a "linha de três" rubronegra é superior. Contudo, mais para frente, é provável que Tite escale Alex na armação central, e Liédson e Emerson nas pontas. Aí a história muda. Até porque, com essa formação, o time do Parque São Jorge se torna mais incisivo. Com essa formação o Corinthians tem dois atacantes nas beiradas, enquanto o Flamengo tem dois meias. O poderio ofensivo é bem maior.

No comando do ataque, na posição de centroavante, não dá para comparar Adriano a Wanderley, correto? Resta apenas saber quando, e como, o Imperador vai jogar.

Para mim, o favorito ao título é o Santos (com Neymar, com ou sem Ganso). Disparado. O que evidentemente não significa que o Peixe será o campeão. Não tenho dúvida, no entanto, que Corinthians e Flamengo vão disputar o topo da tabela, ao lado de Cruzeiro, São Paulo, Fluminense...

2 comentários:

Nicolau disse...

Seu otimismo com o meu Corinthians é alentador, Carlos, rs. Acho que Júnior Cesar terá que se esforçar muito pra jogar pior que Fábio Santos. E não sei se Tite escala esses quatro jogadores na frente... O treinador preza muito que seus atacantes e meias participem da defesa. Não sei se esse pessoal aí se adaptaria às duas linhas defensivas bem recuadas que o treinador tem utilizado. Mas enfim, vamo que vamo!

Anônimo disse...

willians e renato estão anos luz de ralf e paulinho .