segunda-feira, junho 20, 2011

Afinal, qual é a do Lucas?

Desde a saída de Danilo o São Paulo carece de um meia. Não que Danilo seja um Ganso, mas faz uns quatro anos que o time do Morumbi procura um camisa 10. Talvez por isso me condicionei a procurar no elenco tricolor jogadores com tais características. De cabeça, me lembro de Marcelinho Paraíba e Marlos. Quando foram contratados, pensei: o problema está resolvido, acharam o chamado 10. No entanto o tempo mostrou que eu estava enganado.



Com Lucas não foi diferente. Assim que surgiu na equipe profissional, imaginei: agora sim, aí está o meia que o São Paulo tanto queria. Em função de sua qualidade no passe vertical e sua visão de jogo, entendi que Lucas era o cara para preencher a função. Tanto é que, quando Carpegiani começou a adotar o 4-4-2 em linha, em outubro do ano passado, e escalou Lucas como winger, critiquei a opção do treinador dizendo que a revelação tricolor era homem de centro, não de beirada.

Contudo, a cada dia, a cada partida, em função de seu rendimento, de sua velocidade e sua habilidade, tenho mudado meu conceito. A cada rodada me convenço de que ele é sim jogador de beirada. Não que ele não tenha capacidade para atuar pela faixa central, porém parece-me que como ponteiro ele contribui mais. Na verdade ainda não tenho uma opinião definitiva sobre se Lucas vai emplacar como meia ou ponta, só o tempo irá dizer. Ainda sou confuso em relação ao posicionamento. Mas, hoje, tendo a concordar com a segunda alternativa.

E parece-me, pela lista da Copa América, que Mano Menezes vê no são-paulino um homem de beirada. No 4-2-3-1 idealizado pelo técnico da canarinha, Neymar e Robinho são os extremos, e Fred e Pato os centroavantes. Já Lucas, pelo que tudo indica, é opção para as beiradas. Ou seja: é reserva de Robinho (e Neymar), e não banco de Ganso - sem querer negar sua polivalência.

7 comentários:

Lucas Barbosa disse...

Lucas é claramente um winger ou side midfielder. Quando ele for para a Europa ficará mais nítido isso. Coloca-lo pelo centro é limitar sua velocidade.

Rafaela Andrade disse...

Hoje a festa é sua! 2 anos de Blog: Chegou o grande dia! Sugestão de 12 posts que valem a pena ler de novo!
Aguardamos sua visita!
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com

Saulo disse...

Esse garoto tem futuro. Vai dá o que falar ainda.

Olho no Lance disse...

Aceita parceria?
Meu blog é http://blog-olhonolance.blogspot.com/

Paulo Roberto disse...

Lucas é um jogador explosivo, agudo e individualista. É um ótimo valor, mas precisa saber a hora de acelerar e o momento de trabalhar à bola. Isso só com o tempo. Geralmente ele abaixa a cabeça e vai para o lance individual. Lucas vai acabar virando um segundo atacante na Europa.

http://solfutebolcarioca.blogspot.com/ Acesse!

Duzis disse...

Lucas não passa de um Carlinhos Bala, mais novo, e de grife. A mídia que está fazendo - ou tentando fazer - dele esse craque todo. Eu quero muito que ele queime minha língua, mas eu não vejo nada de especial nele, além da velocidade e habilidade, claro.

Não tem um bom passe.
Não tem visão de jogo.
Não tem cabeça pra pegar a 10 de um time.
É um Jobson que jogo como ponta-de-laça

Charles Nascimento Campos disse...

O Lucas chegou a jogar algumas vezes como um meia mais centralizado na seleção brasileira sub-20, quando revezava com o Oscar na criação das jogadas.
Acredito que o Mano utilizará o Lucas como ponta na Copa América, mas caso precise de mais um jogador no meio de campo para não sobrecarregar o PH Ganso, o Lucas seria a melhor opção, pois poderá fazer jogadas como as que fez no sulamericano sub-20. E também porque é muito melhor que aquele outro meia.

Parabenss pelo blog.
Primeira vez aqui e já achei 10.