terça-feira, junho 07, 2011

Quem Mano leva para a Argentina?

Copa América - ainda mais essa - não é lugar para dar cancha para jogadores com idade olímpica. A competição é pra valer. Dependendo do resultado, e do desempenho dentro de campo, a pressão pode ser grande. Por isso creio que Mano Menezes irá levar o que tem de melhor à Argentina, sem pensar nos Jogos de Londres.

Isto posto, o ponto-chave da convocação, que à essa altura já está definida, tem nome e apelido: Paulo Henrique Ganso.

Se não puder contar com o craque santista, Mano terá de encontrar uma solução que, até agora, não encontrou: como fazer o time render sem Ganso. Passadas seis partidas, desde o amistoso da estreia contra os EUA, em 2010, a Seleção ainda não aprendeu a se virar sem o camisa 10 do Peixe.



Qual a melhor opção para substituí-lo? Pensando no 4-2-3-1 que o técnico privilegia, na minha opinião, pela ordem, Lucas Moura ou Thiago Neves. Agora, se Mano planeja implantar outro esquema tático, resta-nos aguardar para ver o que ele tem em mente. O que sabemos é que, pelo menos contra a Holanda, o 4-3-3 em triângulo invertido não funcionou. Pelo menos contra a Holanda.

Assim como Ganso, outro que volta de lesão e tem lugar certo entre os onze é Pato. A 9 é dele, indiscutivelmente. Porém, como decretou o comandante, "Não podemos levar jogadores que não tenham condição de estar competindo a partir do dia 3 de julho."

Se Pato não receber o aval, portanto, imagino que Fred seja o principal candidato à vaga. Não por sua genialidade ou seu talento extra-terreno, muito menos por sua exibição em Goiânia, mas sim por sua experiência (fez até gol na Copa de 2006), seu porte físico, suas características. Nessa briga, acredito que Leandro Damião leva a pior.

Baseado na lista dos vinte e oito e em outros fatores aqui colocados, numa espécie de Bolão da Convocação, eu arriscaria estes nomes (alguém mais quer arriscar comigo?):

Goleiros

Julio César
Victor

Zagueiros

Lúcio
Thiago Silva
David Luiz
Luisão

Laterais

Daniel Alves
Maicon
André Santos
Adriano

Meio-campistas

Lucas Leiva
Sandro
Ramires
Elano
Elias
Lucas Moura
Jadson
Ganso (Thiago Neves)

Atacantes

Robinho
Neymar
Nilmar
Pato (Fred)

2 comentários:

Michel Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel Costa disse...

Minha lista é bem próxima da sua, mas como o Brasil vem atuando com três atacantes, acredito que Mano levará mais um jogador para o setor. Assim, imagino o meio com Lucas Leiva, Ramires, Elano, Sandro, Elias, Ganso e Lucas, e o ataque com Robinho, Neymar, Pato, Nilmar e Damião.

Abraço.