terça-feira, maio 29, 2012

Convicto do começo ao fim

Mano Menezes estreou na Seleção em agosto de 2010, logo após a Copa da África do Sul, numa partida contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. Só para refrescar a memória, aquele onze inicial, entre experientes e estreantes, alinhou Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires; Robinho, Ganso e Neymar; Pato.

Hoje, quase dois anos depois, cinco deles permanecem titulares, no mesmo 4-2-3-1 que em regra é adotado pelo treinador (Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Ganso e Neymar). Vale lembrar que David Luiz, Daniel Alves e Ganso estão fora dessa sequência de amistosos (Dinamarca, EUA, México e Argentina) por motivos médicos, pois estavam presentes na lista dos convocados.



No gol, Victor perdeu a vaga para Jefferson. Na lateral esquerda, André Santos perdeu espaço para Marcelo. Em relação à dupla de volantes, Sandro assumiu a camisa 5 (que era de Lucas Leiva), enquanto a 8, a do segundo volante (Ramires), ainda não tem proprietário absoluto. Já a ponta direita, que era de Robinho, hoje não desperta dúvida: é de Hulk (com Lucas Moura correndo por fora). E a 9, que era de Alexandre Pato, tem vestido Leandro Damião ultimamente.

Apesar das mudanças serem pequenas, elas existem, quando se compara a seleção principal com a olímpica. No fim das contas, muda-se apenas uma peça aqui, outra ali. E sei que o momento é Londres 2012. Mas nesse post, refiro-me especificamente à principal, e não à olímpica (até porque cinco jogadores dos ditos titulares têm mais de 23 anos - Jefferson, Daniel, Thiago, David e Hulk).

Quanto à avaliação geral, à análise dos serviços prestados por Mano como um todo e da projeção futura, para mim é favorável e otimista. Sempre acreditei em suas convicçõs (desde os tempos de Grêmio), e não vou deixar de acreditar na primeira ou na segunda derrapada - embora muitos pensem, na minha visão sem razão, que o trabalho não tem "continuidade", não tem "identidade", que o time não tem uma "cara", não tem uma "espinha dorsal", não tem uma "base". E que Mano não é a melhor opção para 2014.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Michel Costa disse...

Salve, Carlão.

Acredito que Lucas ainda é o titular da camisa 5. O volante do Liverpool só não vinha sendo convocado por conta da lesão que o deixou de fora de quase toda temporada. Aliás, para mim, ele é o melhor jogador brasileiro na posição.

Abraço.

Anônimo disse...

Acredito que essa seleção que mano esta montando já deve ser a base da seleção que disputara a copa de 2014 se ele for o tecno da seleção ate lá ???