segunda-feira, abril 01, 2013

Pré-jogo: PSG vs Barcelona

4-4-2 em linha. Faz tempo que Carlo Ancelotti implanta esse esquema tático no Paris Saint-Germain. Demorou mas ele encontrou a formação "ideal", que em regra tem Lucas pela direita, Pastore pela esquerda, Thiago Motta (Verratti) e Matuidi por dentro, Ibrahimovic e Lavezzi na frente. E na defesa, Jallet, Alex, Thiago Silva e Maxwell. Confira aqui.

Contra o Barcelona, porém, o treinador italiano deve promover uma alteração. É provável e prudente que ele reforce o setor da meia cancha, colocando um homem entre as linhas de quatro e passando do para o 4-1-4-1 (em tese a estrutura mais indicada para enfrentar o time de Messi). Se assim for, sem Thiago Motta entre os relacionados, imagino que essa função fique entre Armand e Chantôme. Sem tanta convicção, aposto em Armand. E penso que Pastore perde a vaga entre os titulares.

Veja aqui a prancheta prévia do jogo protagonizado por Ibra e Messi.



Franco-atiradores a essa altura do campeonato, os donos da casa não podem apenas se defender. Não têm nada a perder. Devem atacar. Ou melhor: contra atacar, já que os visitantes tendem a dominar a posse da bola a troca de passes no campo ofensivo, subir em bloco e deixar espaços generosos às costas de seus defensores. E para contra atacar, ninguém melhor no elenco que Lucas e Lavezzi pelos flancos.

Se por um lado a dúvida, pelo menos para mim, é quem fica entre as linhas de quatro da equipe francesa, por outro a interrogação paira pela ponta esquerda do quadro espanhol. Sem Pedro, pode ser que Villa e Alexis atuem pelas beiradas, com Messi falso nove. Mas como Tello foi muito bem no fim de semana contra o Celta de Vigo, e como o Barça rendeu horrores com Villa centroavante no duelo com o Milan, estou projetando a formação da prancheta do Facebook.

Se assim for, Daniel Alves e Alba devem enfrentar Lavezzi e Lucas, enquanto Ibrahimovic, sem a posse, deve cercar Busquets. Já Verratti e Matuidi batem de frente com Iniesta e Xavi, de modo que Armand (Chantôme) deve colar em Messi - que por sua vez deve cair para a direita para fugir da marcação ou até mesmo se revezar com o camisa 7. Se essas forem as escalações, aliás, o PSG pode ter um quarteto em volta do gênio argentino composto por Thiago Silva, Maxwell, Matuidi e Armand.

Teorias e tentativas de previsão à parte, o pelota rola na prática nesta terça-feira, às 15h45 (Brasília), no Parc des Princes, pela partida de ida das quartas de final da Champions League.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: