quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Uma briga brasileira no Chelsea

Willian sempre foi ponta-esquerda. Em seus mais de cinco anos de Shakhtar, praticamente sempre foi escalado por Mircea Lucescu à esquerda do 4-2-3-1. Destro, é a partir dali que ele se sente mais à vontade e atinge seu apogeu. Desde que chegou ao Chelsea, no entanto, Willian tem atuado à direita. Não porque ele começou a render mais por ali, mas porque a esquerda já tinha e tem dono absoluto: o craque Hazard. A polivalência, a qualidade técnica e a determinação, todavia, fizeram com que Willian se adaptasse à posição sem problemas e que rendesse em alto nível, ao ponto de virar titular indiscutível do time de Mourinho. Com a chegada de Cuadrado nesta janela de inverno, contudo, sua titularidade pode estar ameaçada. Ou não?



Cuadrado chega para assumir o flanco direito. Embora alguns possam pensar que ele chega para ser um reserva de luxo (obviamente respeito essa visão, mas discordo), parece-me evidente que o ex-winger da Fiorentina chega para ser titular. Não necessariamente para ser titular amanhã, porém ainda nesta temporada. E me parece evidente que ele chega para ocupar o espaço que é justamente de Willian: a beirada direita do 4-2-3-1. Ainda assim, graças a sua versatilidade, sua técnica e seu comprometimento, mesmo após a chegada de Cuadrado, Willian pode continuar no XI. E quem pode pagar o pato é Oscar.

Partindo do princípio de que o sósia da Mart’nália vai virar titular, restará a Willian brigar pelo corredor central com Oscar. E, honestamente, talvez seja mais fácil para Willian ganhar a vaga de Oscar pela faixa central do que a de Cuadrado pela extrema direita. Particularmente eu até penso que para jogar nesta posição, à frente dos volantes e atrás do centroavante, centralizado, Oscar preenche melhor os pré-requisitos. Mas Willian já mostrou, no próprio Chelsea, que pode render em alto nível também por ali (por onde ele não rende em alto nível?). E aí quem pode pagar o pato, é Oscar.

Na partida disputada nesta quarta-feira, no Stamford Bridge, por exemplo, contra o Everton, pela 25ª rodada da Premier League (1 a 0, gol de Willian aos 89'), sem Oscar, fora por lesão muscular, Willian foi escalado pela faixa central, com Cuadrado à direita e Hazard à esquerda (Matic e Ramires foram os volantes, Remy o centroavante, Zouma e Terry os zagueiros, e Ivanovic e Azpilicueta os laterais). Em outra oportunidade, registrada por mim no Twitter, em abril do ano passado, Willian também atuou pela faixa central, e foi eleito o melhor em campo, inclusive. Veja aqui. Nada mal. Portanto não é novidade, tampouco um bicho de sete cabeças para Willian, essa posição e função. E desde que Cuadrado tenha mesmo chegado para ser o ponta-direita titular, desenha-se então uma briga entre os brasileiros Willian e Oscar pelo interior da linha de três.

Nenhum comentário: