segunda-feira, abril 27, 2015

Hazard alcança outro patamar

Recomendo este post publicado no ESPN FC (em inglês). Nele Michael Cox (Zonal Marking) explica por que Hazard deveria ser eleito o melhor jogador da Premier League 2014/15. Na verdade explicava, pois na noite deste domingo a PFA confirmou a expectativa: Eden Hazard foi eleito o Player Of The Year. O belga se juntou a craques como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Luis Suárez, entre outros (veja aqui os últimos dez vencedores). De fato, nesta temporada o ponta-esquerda do Chelsea atingiu outro patamar. Liderou os Blues dentro de campo na busca do iminente título inglês com seus gols, suas assistências e seus dribles. Por essas e outras, foi eleito o melhor jogador do campeonato.



Diego Costa (26 anos), Kane (21 anos), Coutinho (22 anos), De Gea (24 anos) e Alexis Sánchez (26 anos) foram os outros cinco indicados ao prêmio. Todas belas escolhas. Destaque para o brasileiro Philippe Coutinho, o melhor jogador do Liverpool disparado na temporada; destaque para Diego Costa, em sua primeira temporada no clube azul de Londres; para o centroavante Kane, eleito o melhor jogador jovem da Premier League 2014/15; para Alexis, que também vive sua primeira temporada no clube vermelho de Londres em altíssimo nível; para De Gea, o melhor goleiro da Premier League 2014/15, superando até mesmo Courtois. Mas todos eles, justa e indiscutivelmente, superados por Eden Hazard.

Aos 24 anos de idade, pode-se cravar que o camisa 10 do Chelsea alcançou outro patamar. Sempre foi um jogador que chamou a atenção pela habilidade, pela velocidade, contudo ainda pecava em alguns fundamentos, em especial na finalização. Sempre fez de tudo, ou quase tudo, mas na hora de fazer os gols, deixava a desejar. Nessa temporada, no entanto, ele evoluiu bastante nesse quesito, e em alguns outros. Seus passes se afirmaram, por exemplo. Suas assistências desabrocharam – sem perder de vista seus infinitos dribles. Tornou-se mais coletivo sem perder a individualidade. O ponto de mutação, todavia, sem dúvida está na quantidade de gols. Eis o diferencial. Ou seja, Eden Hazard se tornou um winger completo. Além da agilidade e do drible (características essenciais a um ponta), Hazard adicionou ao seu repertório os gols e as assistências. Em outras palavas, Hazard adicionou à beleza de seu jogo a eficiência e o poder de decisão dos grandes craques – além de regularidade.

Nenhum comentário: