quinta-feira, abril 02, 2015

Por que o Corinthians é o favorito

Nas quatro vertentes do esporte, o Corinthians 2015 tem sobrado. Estamos entrando apenas no terceiro mês da temporada, eu sei, contudo me parece evidente que o Corinthians tem sobrado técnica, tática, física e mentalmente. Por essas e outras, o time treinado por Tite assume o papel de favorito em todas as competições que disputa (Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil). Se vai ganhá-las ou não, são outros quinhentos.

São outros quinhentos porque no mata-mata tudo pode acontecer. Qualquer um pode morrer e qualquer um pode sobreviver ao mata-mata. Nos pontos corridos a projeção é mais fácil, por motivos óbvios. Já no mata-mata, não. Portanto seria muita pretensão da minha parte, ou burrice mesmo, querer cravar que o Corinthians ganhará essa Libertadores. Dito isso, ainda assim, graças ao seu desempenho dentro de campo – e ao desempenho de seus concorrentes –, me parece nítido que o Corinthians assume a condição de principal candidato ao título. Por vários motivos.

Os dois principais motivos: a tática e a cabeça. Nenhum outro time do torneio (e isso se aplica a todas as outras equipes brasileiras, na Libertadores ou não) tem mostrado tamanho nível de concentração. Aliás, desde que voltou a trabalhar, Tite tem batido bastante na tecla da concentração. Basta prestar atenção em suas entrevistas. E essa exigência pela concentração, pelo foco total durante todo o tempo, tanto no treinamento quanto no jogo, tem refletido no campo. Ao contrário do que se vê por aí, os atletas comandados por Tite têm se mostrado extremamente concentrados no que estão fazendo, sem falar na confiança adquirida. Por isso, no quesito emocional do esporte, o Corinthians de Tite tem sobrado.

E tem sobrado também taticamente. Até no Brasil, onde a questão tática é chutada para escanteio, em função da ignorância da imprensa e da torcida, as pessoas têm se dado conta disso, têm se dado conta de que o Corinthians está sobrando taticamente. Embora para muitos jornalistas da TV 4-1-4-1 seja linha de ônibus, embora para muitos jornalistas a parte tática é um saco, pois lhes faltam conhecimento para discutir sobre, há um certo consenso na mídia de que o Corinthians de Tite está bem acima dos demais taticamente. E isso se vê dentro de campo, até aos olhos menos atentos. Ou seja, no quesito tático do esporte chamado futebol, a equipe treinada por Tite tem sobrado, com suas aproximações, sua compactação, sua ocupação de espaço, sua sincronia, sua troca de passes e etc.

Em relação aos outros dois aspectos do esporte chamado futebol – físico e técnico – o Corinthians também tem se destacado. Palmas para o preparador físico Fabio Masseredjan, e obviamente, palmas para os jogadores. Palmas para Jadson e Emerson, os caras das beiradas do 4-1-4-1 de Tite. Palmas para Guerrero, o centroavante matador multifuncional. Palmas para Renato Augusto e Elias, os dois interiores, que jogam à frente de Ralf, e que têm feito a diferença pela faixa central, em especial Elias, o volante do momento. E assim por diante. Quer dizer então que o Corinthians virou o melhor time do mundo, Carlão? Não. Do mundo, não. Mas do Brasil, com certeza. E talvez do continente. Por essas e outras, tornou-se o favorito ao título da Libertadores (e do Brasileirão e da Copa do Brasil). Mérito de quem alia conhecimento e trabalho, pois trabalho sem conhecimento leva à estagnação. Em outras palavras, palmas para Tite.

Nenhum comentário: