sexta-feira, maio 08, 2015

A raiz do problema está no calendário

O campeonato começa neste fim de semana, mas no momento só se fala de outras coisas: Libertadores, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Atlético-MG, Corinthians, River, Boca, Messi, Champions League, Depay, transferências da janela europeia de verão, etc. Sobre o Brasileirão, coitado, o pouco que se fala é o seguinte: os ditos titulares dos participantes da Libertadores serão poupados na primeira rodada, nas partidas Atlético-PR vs Inter, Palmeiras vs Atlético-MG, São Paulo vs Flamengo e Cruzeiro vs Corinthians. Só isso. De fato não nos damos conta de que os três pontos da primeira rodada valem os mesmos três pontos da última rodada.

Aí eu te pergunto: tem cabimento? Tem cabimento a primeira rodada do campeonato mais importante do país acontecer justamente entre os jogos de ida e volta das oitavas de final do torneio mais importante do continente? Tem cabimento a abertura dos pontos corridos, do certame base da temporada, acontecer justamente no fim de semana entre os confrontos que dão início ao mata-mata - a fase mais importante - da Libertadores? Te respondo: não tem cabimento. Mas o problema é que a gente não se dá conta disto. A gente não se dá conta do quão nocivo é para o futebol brasileiro o Brasileirão começar somente no quarto mês da temporada. E o quão nocivo é a Libertadores ser disputada somente em um semestre (no caso, no primeiro semestre do ano) e não em dois.

Já escrevi sobre o calendário em outras oportunidades, aliás. Se não me engano o primeiro post foi este aqui, publicado em setembro de 2013. Nele tratei da questão das datas FIFA, da Copa Libertadores e do mercado de transferências. Já em fevereiro deste ano, publiquei o texto "Libertem a Libertadores!", onde trato exclusivamente da questão da Libertadores. Leia aqui.

O problema está diante de nossos olhos há tempos. Mas qual a solução?

Em minha opinião a solução (uma das medidas) seria o Brasileirão começar no começo da temporada (não é tão óbvio que uma coisa deva começar no começo?). Começar o quanto antes, para que os jogos da temporada fossem melhores distribuídos. Para que os times que não se classificassem às fases finais ou à final do estadual, por exemplo, não ficassem sem atuar por um tempo, como aconteceu com o Corinthians há pouco, que ficou quinze dias treinando. (Os estaduais também poderiam/deveriam ser disputados em dois semestres, mas não quero entrar nessa discussão neste post, apesar dela fazer uma bela parte do problema.) Porém não resolveria muito o Brasileirão começar no começo da temporada se a Libertadores continuasse terminando no meio dela (não é tão óbvio que uma coisa deva acabar no fim e não no meio?). Logo, da mesma forma que o Brasileirão precisa começar no começo da temporada, a Libertadores precisa terminar no final dela (leia mais sobre isso aqui).

Nenhum comentário: