sexta-feira, maio 08, 2015

Verratti é um Pirlo melhorado

Calma. O tempo mostrará isso. Aguarde. Estou apenas me antecipando.



Desde que pintou no Pescara e desde que foi levado ao Paris Saint-Germain por Leonardo e Ancelotti, Verratti tem sido comparado com Pirlo por questões evidentes: são italianos e jogam mais ou menos na mesma posição, executam mais ou menos a mesma função (digo mais ou menos porque Verratti é mais versátil que Pirlo). E desde então ele tem mostrado dentro de campo por que essa comparação tem cabimento.

Mas vou além. Verratti me parece ser melhor que Pirlo. Me parece ser mais completo. No fim das contas, ao pesar todos os atributos de ambos, positivos e negativos, ao comparar o nível de execução de todos os fundamentos do esporte, me parece que Verratti é melhor/mais completo que Pirlo. Não vejo em Pirlo, nem no melhor Pirlo da carreira, seja ele qual for, por exemplo, a capacidade de drible e desarme que Verratti possui (sem falar na "raça" de Verratti). Tampouco a aceleração. Ou seja, o meio-campista do PSG é mais polivalente, o que permite ao treinador escalá-lo em diferentes lugares no esquema tático.

Pode-se argumentar que no fundamento passe Pirlo é superior. Pode ser. Embora o passe de Verratti seja excelente (curto, médio e longo), pode ser que o passe de Pirlo (curto, médio e longo) seja mesmo melhor (sem falar na bola parada de Pirlo). Ainda assim, essa diferença não é tão grande quanto é no desarme e no drible de Verratti em relação a Pirlo. Como disse, no fim das contas, na balança, identifico mais pontos a favor do volante de 22 anos, e o tempo mostrará isso. Se Verratti vai ganhar os títulos que Pirlo (35 anos) ganhou na carreira, são outros quinhentos. Resta-nos aguardar. E, claro, desfrutar.

Enquanto isso, confira lances de Verratti na temporada:

Um comentário:

Junior disse...

Perfeito !