quinta-feira, setembro 06, 2012

Dagoberto e Osvaldo correm por fora

Forlán e Maicon. Titulares de Fernandão e Ney Franco. No 4-4-2 em losango colorado, o uruguaio forma a dupla de ataque com Leandro Damião. No 4-2-3-1 tricolor, Maicon é o ponta-esquerda. Independente da presença deles ou não, contudo, creio eu, ao longo do campeonato dois jogadores irão pintar entre os onze: Dagoberto e Osvaldo.

Na partida desta quarta-feira, no Morumbi, no empate por 1 a 1 entre São Paulo e Internacional, os dois se destacaram. Um, em especial, pelo golaço de bate-pronto, de esquerda - grau de dificuldade e de beleza altíssimos. O outro pelo segundo tempo, quando deitou, rolou e amarelou três atletas vermelhos.



Dagoberto, evidentemente, oferece ao time uma movimentação que Forlán não é capaz. Aberto à direita, em cima do desligado Bruno Cortez, o ex-são-paulino se desprendeu da marcação com facilidade, flutuou por uma extensa faixa do campo ofensivo, aproximou-se do centroavante, infiltrou-se na área e finalizou. Na comemoração do gol, discreta, inclusive, fiquei mais com a sensação da insatisfação com a reserva do que pelo fato da vítima ser seu ex-clube.

Osvaldo, aberto à esquerda, pecou num fundamento: o cruzamento. Por três ou quatro vezes arriscou alçar a bola na área de esquerda, mas foi mal. No primeiro tempo partiu para cima de Nei, também, umas três vezes, e foi desarmado nas três. Na segunda etapa, porém, voltou arisco. Não sei o que se passou no vestiário - uma injeção de confiança, talvez - mas o camisa 17 voltou endiabrado. Na base do drible, da jogada individual, encarou os adversários, passou por eles e só foi parado com a falta. Resultado: lateral-direito (Nei), zagueiro à direita (Moledo) e volante à direita (Elton) receberam o cartão amarelo.

No 4-4-2 em losango do Inter, Forlán e Damião são os atacantes. Todavia, na minha cabeça, é impossível pensar num time sem Dagoberto. Entendo, porém, que Forlán (ou Damião) no banco seja impensável. A melhor alternativa, quem sabe, seria alterar o esquema tático para encaixar Dagol. Já no 4-2-3-1 do São Paulo, Osvaldo pode fazer, ou tentar fazer, pela esquerda, o que Lucas faz pela direita. E Maicon, apesar de ter marcado o gol de empate nessa rodada, ficaria como opção.

No Twitter. No Facebook.

3 comentários:

Anônimo disse...

Losango no Inter? Ontem na coletiva Fernandão afirmou que time esta se encontrando no 4-2-3-1.

Carlos Pizzatto disse...

Ontem foi mesmo. Lucas Lima à esquerda, Dagoberto à direita, D'Ale por dentro, Elton mais à direita e Josimar mais à esquerda. D'Ale vs Paulo Assunção, Elton vs Denilson, Josimar vs Jadson.

Mas quando jogam Forlán e Damião, é no 4-4-2 em losango. Não?

Anônimo disse...

Ultimo jogo que Forlan jogou foi 4-2-3-1 também. Fred de pé trocado, D'Ale por dentro e Forlán na direita. Claro que o uruguaio recompõe com menor afinco, mas o 4-2-3-1 é claro.