quarta-feira, maio 06, 2015

O gênio entre craques

A comparação é Messi ou Pelé sim senhor. Não me venha com essa de que Pelé é incomparável. Nenhum reinado é eterno. (Se você não gosta desses tipos de comparações, nos faça um favor e pare de ler este post.) Messi ou Maradona? Nah. Essa já ficou para trás. Messi ou Cristiano Ronaldo? Nah. Essa sequer existe, embora tantos insistam. O português pode ganhar mais dez Bolas de Ouro que essa jamais irá existir. Pelo menos não no campo e bola. No futebol jogado dentro das quatro linhas (não nos números), essa comparação jamais irá existir. Pelo menos não na minha cabeça. Messi muito acima, indiscutivelmente. Na boa. A comparação não cabe. Nem com Cristiano Ronaldo, nem com nenhum outro jogador em atividade hoje. Messi é gênio. O resto é craque.



Messi ou Pelé? Não sei. Não vi Pelé, então não posso opinar. Mas entendo que é preciso pesar os contextos históricos nessa comparação (dentro de campo e fora dele). Como por exemplo: Pelé jogou numa época em que o futebol brasileiro não estava tão atrás do futebol europeu, como acontece hoje. Podem argumentar, por exemplo, que Pelé fez muitos gols e ganhou muitos troféus em campeonato estadual. Verdade. Porém lembro que numa época em que o estadual não era tão pobre quanto hoje. A distância entre o futebol jogado no Brasil e o jogado na Europa não era tão grande quanto hoje. De qualquer forma, o fato é que ele marcou mais de mil gols e etc. Se Pelé nunca jogou na Europa, fazer o quê? Azar da Europa. E outro ponto a favor do brasileiro é que ele ganhou três Copas do Mundo (só isso). A primeira aos 17 anos de idade, com direito a golaço na final e tudo mais, enquanto Messi não ganhou nenhuma.

É bom lembrar, contudo, que Messi tem "apenas" 27 anos. Sua carreira está longe de ser encerrada e há no mínimo mais uma Copa do Mundo pela frente. Vai ganhar três como Pelé? Claro que não. Mas ainda pode ganhar uma. E se não ganhar, azar da Copa do Mundo! Tenho dito no Twitter, aliás, e reitero a afirmação aqui: Lionel Messi vive seu melhor momento na carreira. O Messi da temporada 2014/15 é melhor e mais completo que todos os outros Messis das outras temporadas. Considerando todos os fatores na balança (o lado físico, o lado técnico, o lado tático, o lado emocional – experiência), não tenho dúvida de que o Messi 2014/15 supera os anteriores, independentemente de prêmios individuais (Bola de Ouro) ou títulos conquistados com o time (UCL, La Liga, etc).

Enfim. Como disse, não tenho resposta para a pergunta Messi ou Pelé? E honestamente creio que ela nunca será respondida com justiça – se é que isso é possível – porque os caras que viram Pelé são caras mais velhos que, por uma série de motivos, hoje em dia não acompanham o futebol europeu, não veem Messi como poderiam, portanto não podem opinar com precisão. Sem falar na parcialidade, pois são brasileiros, Messi é argentino, e segundo Galvão Bueno nos ensinou, nós brasileiros odiamos argentinos (ah, e sem falar nos que já morreram). É sempre bom lembrar também que na época de Pelé a acessibilidade aos seus jogos era muito menor. Muito mais pessoas veem Messi em ação do que viram Pelé, especialmente por uma questão tecnológica. Em outras palavras, Pelé ou Messi? será uma incógnita para sempre. Dito isso, ainda assim, o fato é que hoje, em atividade no planeta bola, não tem comparação com ninguém. Messi é o único gênio. O resto é craque. De diferentes níveis, mas craques. Gênio, só um.

6 comentários:

Junior disse...

Assino em baixo . !

Anônimo disse...

Aah Carlão kkkkk eu não concordo, você é tipo o Messi dos blogs de futebol , respeito a sua opinião, Mas o Messi essa temporada ta pior que todas as outras, ele não tem o mesmo rendimento, ela ta jogando 1 jogo bem e 5 ruins , Jogou bem contra o Bayern, mas contra o PSG não pegou na pelota, ele é realmente um Jogador fora de série, MAS ainda está a Nivel de Cristiano Ronaldo, alias um Pouco atrás, se comparando as carreiras o fato do Messi ter jogado a vida toda na Liga espanhola , teoricamente a mais facil da europa e Ronaldo ter vindo do futebol inglês, com UEFA com 23 anos e já melhor do mundo. Realmente Messi é um Gênio, mas o Cristiano Ronaldo é um exemplo de Força de vontade e Criatividade, alem de ser o atacante mais completo do mundo, você não fala muito dele aqui, de fato tem a sua preferência, mas temos que analisar os caras pelo históricos. exemplo se o Ronaldinho Gaúcho tivesse esse tempo todo no Barça ? o que ele seria hoje ? O rei Ronadinho ? Você entende ? São comparações que não tem Cabimento, poque bato na tecla e falo que Messi não é melhor que Ronaldo, porque Ronaldo não está desde os 11 anos no barcelona, não jogou com Xavi, Iniesta, Deco, Henry, Ronaldinho Gaúcho.. são histórias completamente diferentes, é tipo o moleque que chegou ao reinado e o outro que já nasceu no trono, então na minha Humilde opinião , Messi sequer chega aos pés de Pele, todas as estatísticas dento de campo que você imaginar para Messi pele tem 3 vezes mais que Ronaldo e Messi Juntos.

P.C.Almeida disse...

Não há dúvidas que Messi é o melhor jogador que já existiu neste planeta. Sim, pois Pelé era de outro planeta.
Sem patriotada, sem saudosismo, Pelé era muito mais completo. Mais forte fisicamente, melhor no cabeceio, batia faltas com força e com categoria, dependendo da situação.
Claro que o contexto histórico pesa. Uma coisa que dizem, é que na época do Pelé as marcações não eram tão bem feitas, o que incorre num equívoco: os times que jogavam contra o Santos/Seleção jogavam para marcar o Pelé. E na época, não tinha tantos recursos eletrônicos, punições. Ou seja, a carnificina rolava solta.
Messi é gênio! Pelé estava um degrau acima disso.

welton jr. disse...

Querer comparar a genialidade com a bola no pé de Pelé e Messi acho super válido. Mas a grandeza de um jogador eh representada pelas conquistas dele. Pelé ainda eh, indiscutivelmente, o maior da história.

Anônimo disse...

Ronaldo foi campeão da champions com o United, um gigante da europa, o maior da Inglaterra. Olhe os números de gols na champions Messi tem um a mais e com bem menos partidas que Cr7. Daí VC elimina o fator Espanha.

Cícero disse...

Com a idade de Messi, Pelé já tinha o dobro de gols dele, o dobro de títulos e fazia muito mais com muito menos. Bolas que com chuva pesavam cinco quilos, chuteiras pior que kichute, gramados emburacados e por aí vai. Sem falar que Pelé fazia de tudo, Messi tem problemas com a perna direita e a bola aérea. Ninguém pode ser comparado a Pelé hoje em dia, mas o mais próximo é CR7, o mais completo!