quinta-feira, julho 19, 2007

A cabeça é o caminho

Quatro são os fatores que norteiam o esporte chamado futebol: o fator de ordem técnica, de ordem tática, de ordem física e de ordem psicológica.

A técnica sempre existiu e sempre vai existir. De Friedenreich a Zizinho, de Leônidas a Didi, de Garrincha a Zico, de Romário a Robinho, a técnica, a habilidade, a capacidade de fazer com a bola o que o outro não faz é um diferencial capaz de determinar, de reverter o resultado de um jogo.

A tática nem sempre existiu, mas sempre vai existir. Nos primórdios, os times jogavam no 2-3-5. A responsabilidade tática quase inexistia. Com o tempo, treinadores e jogadores perceberam a importância de se estudar, coletivamente, a posição de cada atleta em campo, de analisar as alternativas e os caminhos para se chegar à vitória, alterando, taticamente, o time. Com o tempo, as táticas evoluiram.

Assim como a preparação física. Algumas dúzias de polichinelos e corridas ao redor do campo satisfaziam. O jogo era bem menos corrido, menos pegado. Mais pausado. Não se exigia o condicionamento físico de um atleta como se exige de uns tempos para cá. Ao longo das décadas, a preparação física foi se aprimorando, e talvez chegamos, hoje, ao limite do corpo humano.

A questão de ordem psicológica sempre existiu. E sempre vai existir. Ter a mente focada, concentrada, pensando somente no jogo, no comprometimento com os companheiros, com os torcedores, ter a vontade de vencer despertada dentro de si, ter o senso de competitividade à flor da pele, é um ponto pra lá de positivo.

Como sabemos, e essa é nova, não há mais bobo no futebol. O nivelamento, por baixo, é muito visível. Todos times são muitos parecidos. Quase iguais.

O time que tiver algum jogador que desequilibre tecnicamente, evidentemente terá vantagem sobre um adversário que não tem este jogador. No Brasil, este jogador não existe. Os craques, os que têm alta técnica, os que são capazes de decidir, estão lá fora. Ou seja, no Brasileirão, tecnicamente, 80% dos times se equivalem.

Taticamente, um ou outro treinador pode fazer a diferença, ajudado pela obediência do jogador dentro de campo. Mas, como se sabe, não há nada de muito novo, de inovador, de revolucionário na prancheta, desde, talvez, a seleção de Cruyff na Copa da Alemanha, em 1974.

Fisicamente, também, não há mistério. Os times se equiparam. O condicionamento físico é muito parecido, seja de um time de Série C , B ou A.

Partindo deste pressuposto, só teríamos empates. Todos são iguais. Física, tática e tecnicamente.

Portanto, qual o diferencial? Como fazer para se sobressair dentre tantos times medíocres? Qual o fator que faz um time no Campeonato Brasileiro ser diferente dos outros?

A cabeça. Não, não são as jogadas aéras. A cabeça. Mente. A mente. O time que tiver o maior número de jogadores comprometidos, com a cabeça boa, pensando somente no jogo, com o senso de competitividade apurado, com a mente focada na partida, em todas as partidas, uma após a outra, com vontade de vencer, vai vencer. Vai vencer um, dois, três jogos. Vai vencer um, dois, três campeonatos.

E despertar este desejo, conseguir manter os jogadores obscecados, tarados pela vitória, é papel do treinador. Cabe ao treinador desenvolver a técnica de seu atleta, com trabalhos de fundamentos. Cabe, também, aproveitar o máximo de cada jogador, dentro de um esquema tático. Fisicamente, os preparadores físicos dão conta do recado. Mas, cabe também, ao treinador, fazer com que seus comandados tenham, sempre, na mente, comprometimento com a torcida, com o clube e com os próprios técnicos e jogadores, de vencer. Vontade de vencer. Com garra. Sempre. Dia após dia. Noite após noite. Jogo após jogo.

O treinador que conseguir executar esta difícil tarefa de manter os jogadores dedicados cem por cento ao trabalho, tem meio caminho andado para levá-los, jogadores e clube, ao sucesso.

2 comentários:

Fernando Amaral disse...

Adicionamos o Blog do Carlão lá no nosso Diário, Os Bolonistas. E o São Paulo irrita mais, definitivamente. Abraço.

Eder Henrique disse...

Valeu pelo apoio. Blog show de bola o seu hein... Está entre os favoritos...

ABS!
EH