segunda-feira, setembro 13, 2010

Elenco alvinegro: fato ou mito?

Ao lado de Neymar, o elenco do Botafogo é o assunto mais comentado desta segunda-feira, e eu não vou ficar de fora.

Sob a trave, o alvinegro carioca conta com um dos três melhores goleiros do país, próximo de Victor e Fábio (a temporada de Rogério Ceni também merece menção). Jefferson tem decidido partidas. O exemplo mais recente foi no 1 a 0 sobre o Santos no Pacaembu.

Nas laterais - ou alas, se preferir - o Bota possui dois jogadores medianos que não possuem reservas de ofício: Alessandro e Marcelo Cordeiro. Já na zaga, Antônio Carlos e Fábio Ferreira completam o trio com o polivalente Leandro Guerreiro. A alternativa imediata é Danny Morais.

Goleiro à parte, convenhamos que o setor defensivo do clube de General Severiano não é dos mais brilhantes da competição.

Para o meio-campo, Joel tem em mãos Fahel e Marcelo Mattos, além de Somália e Tulio Souza. Para as meias, Lucio Flavio, Edno, Renato Cajá e Maicosuel (embora, no 2 a 0 em cima do São Paulo, este último atuou como atacante de movimentação de um 3-5-2 que alinhou Jefferson; Fábio F., Leandro G. e Antônio C.; Alessandro, Marcelo M., Fahel , Marcelo C. e Renato Cajá; Maicosuel e Abreu).

Por fim, para o ataque o atual terceiro colocado do Brasileiro tem Herrera, Loco Abreu, Caio e o diferenciado Jobson (Edno e Maicosuel também podem ser "improvisados").

O plantel é bom. Contudo se pensarmos nos três setores, na minha modesta opinião é inferior ao de Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Inter, Santos, São Paulo e Grêmio.

A tabela mostra, porém, que uma campanha não é feita apenas de elenco. O ambiente e a comissão técnica têm sim grande parcela no sucesso. Resta saber se o Fogo tem lenha para queimar pelas próximas 16 rodadas.

4 comentários:

snoopy em p/b disse...

carlão,
de uma maneira geral, concordo com sua análise.
naquilo que discordo, estamos em mera questão de opinião.
por exemplo, o jéfferson. pelo que vem fazendo, é, na minha opinião, o melhor goleiro do brasileirão.
você falou do sistema defensivo, que não é dos mais brilhantes.
bom, não sei em que sentido você quis se referir.
se olhar na expectativa que essa zaga pode criar, realmente não é muito boa coisa. mas ela vem correspondendo. além disso, antônio carlos vem fazendo gols importantes.
a unamidade são as laterais. não são bons e, pra piorar a situação, não há reservas, apenas improvisações. essa é uma grande baixa.

até aqui, a força do grupo fez o botafogo ficar bem, com destaques para algumas individualidades, como o jobson em dois ou três jogos, o maicosuel em outro, o jéfferson em três ou quatro.
mas teremos pela frente um grande teste.
somália e jobson fazem muita falta mas o banco de reservas tem dado conta do recado.
agora vem a minha maior preocupação, com a saída do marcelo mattos, que havia arrumado o meio de campo e, de quebra, o setor defensivo.

vamos ver a partir de agora com essas baixas.

abraço

Futblog disse...

Caro Carlão

Concordo que o Botafogo tenha um bom time e ponto final. Está momentaneamente na 3ª posição e acredito que possa se classificar para Libertadores do ano que vem, se continuar jogando o que está jogando. Aí que morre o perigo, neste campeonato não só o Botafogo mas muitos times tem altos e baixo e não deve manter uma regularidade até o final do campeonato. Acredito muito mais no Cruzeiro e no próprio Inter à o alvinegro do Rio.

Bruno Paixão - Blog do futiba

Rafael Andrade disse...

Carlão, além de plantel, ambiente e comissão técnica, incluo como importantes fatores, a determinação e a aplicação tática da equipe alvinegra.

Eduardo Maretti disse...

Ontem ouvi alguém (não lembro quem) dizer no programa Linha de Passe da ESPN-BR que o que está fazendo a diferença no Botafogo é a vontade incomum de conquista. Acho que é meio por aí, porque o elenco, embora bom, de fato não é de encher os olhos. Joel Santana tem muito a ver com isso.