sexta-feira, março 18, 2011

Movimentação do melhor do mundo

Desde o ano passado Guardiola vem escalando Messi como falso 9. Foi uma das maiores sacadas do treinador. Eu, pobre mortal, jamais teria pesando nisso. No início dos experimentos, inclusive, critiquei a ideia de Pep, mas o tempo mostrou quem estava errado. Para o bem do Barcelona, e do futebol.

E por que ele tem atuado tão bem como falso centroavante?

Primeiro, por causa de sua genialidade. E segundo, porque há outros grandes jogadores no time.

A movimentação de Messi ocorre no espaço entre os volantes e os zagueiros adversários, geralmente pela faixa central do gramado. Quando a bola está com o Barça - média de 70% de posse - o camisa 10 se descola tanto para executar suas próprias jogadas (arrancadas, dribles, finalizações) quanto para criar para seus companheiros (tabelas, triangulações, assistências).



É comum, por exemplo, Messi recuar para desferir passes para as infiltrações dos pontas Pedro e Villa. Ou o próprio Messi ser lançado por Xavi ou Iniesta nas costas dos últimos marcadores. Livre do impedimento, ele normalmente ganha dos zagueiros na velocidade, sai na cara com o goleiro, domina e põe pra dentro. Ou põe pra dentro direto, de primeira.

Já nos raros momentos em que o Barça está sem a bola, o argentino costuma apertar os beques lá na frente, pois a marcação quase sempre é por pressão. Ou, nos também raros momentos em que o adversário ultrapassa a linha divisória com a bola, o argentino volta para combater os volantes.

Esta sincronia, aliada à qualidade coletiva e individual do resto da equipe, somada ao talento genial do melhor do mundo, resulta no que estamos acostumados a ver: show atrás de show, gol atrás de gol.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o post cara! Parabéns. O Messi, apesar de não gostar dele, gosto do futebol dele, é um gênio! Essa movimentação que Pep descobriu em Messi foi muito boa. Como "falso" 9 ele não fica tão previsível como era quando jogava como ponta-direita

Abraço!

PEDROOKA' disse...

oi, sou do Boleiro Online e queria fazer parceria com você, qualquer coisa meu email, pedrohenrique1929@hotmail.com, olha nosso blog tbm, mto legal seu blog'