quarta-feira, setembro 07, 2011

Botafogo de palha?

Um goleiro de seleção, um zagueiro artilheiro, dois laterais ofensivos, uma senhora dupla de volantes, dois meias talentosos, dois atacantes raçudos e um treinador competente. Além do comprometimento, essa é a receita da campanha alvinegra.

Até onde vai o Botafogo? Vai brigar pelo título do Brasileirão até a última rodada ou vai disputar "apenas" uma vaga na Libertadores? Tem gás e banco de reservas para erguer a taça ou vai se contentar com a presença no torneio continental?

É claro que um time vencedor não se faz somente de elenco, mas não há dúvida de que um plantel com boas peças de reposição é essencial para se alcançar o objetivo. É aí que pode ser o Calcanhar de Aquiles. Pode.



Não há dúvida também que a equipe titular está redondinha. No 4-2-3-1 implantado por Caio Júnior, Lucas e Bruno Cortês são os laterais, Marcelo Mattos e Renato os volantes, Elkeson o meia por dentro, Maicosuel e Herrera os homens das beiradas e Loco Abreu o da referência. (Vale destacar a flexibilidade de Elkeson, que também pode atuar na ponta quando preciso, com Felipe Menezes na articulação central, como no 1 a 0 sobre o Galo.)

Que o time titular está redondinho, está. Talvez o melhor e mais entrosado do campeonato até o momento. No entanto, há elenco suficiente para manter o ritmo até o fim? Será que as suspensões e lesões, processos naturais do caminho, serão capazes de apagar a chama do Fogão? Ou será que o Bota vai superar os obstáculos e prognósticos pessimistas e se tornar campeão?

A diretoria, o treinador, os atletas e a torcida estão de parabéns. Todos parecem estar focados na mesma meta. Entretanto, confesso, não compartilho da empolgação atual e ainda me considero cético quanto à possibilidade de título.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não quero por minimamente em causa a qualidade do futebol brasileiro. O Brasil é uma fábrica de talentos.
No entanto, nas competições internas continua-se a jogar um ritmo muito baixo, sem marcações rigorosas. Parece-me que é essa a razão que permite ao Felipe Menezes poder ter algum destaque numa equipa de top.
Um jogador muito lento e pouco intenso.
Aqui em Portugal jogou pouco e mal.
Abraço
rm