quarta-feira, dezembro 14, 2011

As falhas e virtudes do Peixe na estreia

Muita gente viu o Santos no 4-2-3-1. Entendo, e até tendo a concordar, devido ao posicionamento de Elano. Contudo, para mim, é 4-4-2 em losango. O camisa 8 teve de atuar mais aberto do que de costume por causa da marcação ao flanco adversário.

Mas independente da classificação do esquema tático, é preciso ressaltar os pontos positivos e, principalmente os negativos, da estreia do Peixe no Mundial.



O Santos decidiu no talento individual. A individualidade alvinegra foi muito superior à coletividade. Tanto é que os três gols saíram de jogadas individuais (Neymar, Borges e Danilo).

O primeiro pecado da equipe de Muricy foi a manutenção da posse de bola. Ou melhor: a ausência da manutenção da posse. Ganso não conseguiu prender a bola no campo de ataque, nem ditar o ritmo do duelo, como em carnavais passados.

Não conseguiu, talvez, porque Elano e Arouca foram pouco acionados. Faltou gente na frente. Faltou Elano se aproximar do 10 e dos atacantes. E faltou Arouca trabalhar como elemento surpresa, papel que cumpre tão bem. Achei que ele ficou muito preso, a cerca de Henrique.

Quem também deveria ter sido mais acionado, em especial no primeiro tempo, foi Danilo. Se por um lado Durval não teve/tem o mesmo ímpeto ofensivo, do outro Danilo estava chamando o jogo a todo instante. Quando recebeu a bola, o 4 deu muito trabalho.

E por fim, a última cornetada fica por conta dos cruzamentos do Kashiwa. Tanto por baixo quanto por cima, o time japonês criou inúmeras chances com esse artifício. Algo a se pensar e repensar para a final. Provavelmente contra o favoritíssimo Barcelona.

Só para registro, Alan Kardec entrou no vaga/posição de Elano no segundo tempo, e mais tarde Ibson na de Borges, passando assim Kardec para o ataque e Ibson fechando o lado direito do losango do meio-campo.

Um comentário:

@RenanAlemao1 disse...

Caro Carlao,creio eu q o Santos nao jogou seu melhor futebol pelo nervossismo de ser uma estreia.O Kashiwa ja estava no embalo e isso preocupou o Muricy.Sem duvidas,se o Santos titular ñ estivesse tanto tempo sem jogar,ñ teria tantas dificuldades.Tmb era clara a preocupaçao do Muricy c o Henrique,pois o jogador é acostumado a jogar d 2volante,e teve q jogar como 1.Isso akbou prendendo tanto Arouca como Elano,que nao poderam desempenhar seu melhor futebol.Domingo o Santos precisara d concentraçao e muita sorte.Um grande abraço até +.