segunda-feira, dezembro 19, 2011

A miopia do futebol brasileiro

Tenho convicção de que parte da imprensa e dos treinadores brasileiros não acompanha o futebol europeu. Eu sei, concordo contigo, é inexplicável e imperdoável. Mas tem.

E a prova disso, uma delas, foi o Mundial FIFA deste ano. Pode-se ler e ouvir várias pessoas endeusando o Barcelona pelo banho de bola sobre o Santos, como se fosse a primeira vez que o time treinado por Guardiola tivesse aparecido na televisão.

Cansei de ver manchetes do tipo "Neste domingo o Barcelona ensinou como se joga futebol". Ora! Esse Barça joga assim, do mesmíssimo jeito, desde a temporada passada. Nesta chegaram Fábregas e Alexis, o elenco foi reforçado, o 3-4-3 surgiu neste ano, a mobilidade é maior, porém desde a temporada passada o estilo, a "filosofia", é a mesma.

Tudo bem que o grande público, aquele sem acesso à TV fechada, pode ter se surpreendido com o carrossel culé. Contudo é inadmissível um ser que gosta ou trabalha com futebol, e que tem acesso à TV fechada, desconhecer essa equipe histórica. Para mim, injustificável.

Outra prova de que alguns técnicos ignoram a bola jogada no Velho Mundo foi a disseminação do 4-2-3-1 pelo Brasil em 2011. Ora! Se joga assim na Europa há anos. De cabeça, me lembro que na Euro 2008 a maioria das seleções adotavam esse esquema. Mas foi por causa da Copa da África do Sul, e somente por causa da Copa da África do Sul, que o 4-2-3-1 entrou na "moda" por aqui.

É verdade que alguns treinadores já aderiam este sistema bem antes. Como o Grêmio vice-campeão da Libertadores em 2007, por exemplo, treinado por Mano Menezes. Porém ficou claro que vários treinadores precisaram assistir à Copa de 2010 para perceberem que não existia apenas o 3-5-2 ou o 4-4-2 em quadrado. Para se darem conta de que o "ponta" não morreu com Telê Santana. Para realizarem que o "ponta" está mais vivo do que nunca.

O futebol europeu e o Barcelona estão na TV fechada toda semana. Só não segue quem não se interessa.

Uma das coisas que atrapalha o futebol nacional não é a disparidade econômica, que obviamente existe, entre os clubes da Europa e do Brasil. Uma das coisas que atrapalha o futebol nacional é a miopia de parte da imprensa e dos treinadores. O exemplo está na nossa cara. Só não vê quem não quer.

9 comentários:

Oemeson Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oemeson Moreira disse...

Tem muitas pessoas da imprensa que nunca (ou raramente) assiste Campeonatos Inglês, Italiano, Espanhol... Sinceramente é lamentável que alguns não conhecem o futebol europeu, onde vários jogadores da Seleção Brasileira atuam. Já o Barcelona é assim independente do adversário: pode ser o Sporting Gijón ou o Manchester United, a forma que o time catalão atua é a mesma. Para mim, o melhor time que eu vi jogar durante toda a minha vida. Abraço !!!!

BYra disse...

Esta miopia já está beirando a cegueira completa! Pior, começa a atingir outros órgãos... Você comentou sobre o 4-2-3-1, que me chamou à atenção na Euro com a Holanda de Van Basten atropelando Itália e França, mas que aqui mesmo, nas nossas fuças, já era praticado em 70! Pra não ir tão longe, em 82 também! Enfim, na era do mundo globalizado, é inadmissível treinadores e dirigentes continuarem pensando que continuamos na vanguarda do futebol. Foi-se o tempo. E acabam seguindo as tendências européias quando lá já são obsoletas. O que será de nós?

www.fut-risos.blogspot.com disse...

A verdade e que ha muito tempo o brasil nao e o melhor futebol do mundo.seja 4-4-2 ou 3-5-2,eles estao quilometros na nossa frente.taticamente entao nem se fala.o futebol brasileiro parece caranguejo:so anda para tras!www.fut-risos.blogspot.com

João Paulo Scoralick disse...

Excelente post! Infelizmente, tudo o que foi dito pelo Carlão é a mais pura verdade. O Brasil (principalmente TV Globo e cia.) "descobriu" o Barça no último domingo, como se fosse a maior novidade do mundo, uma verdade que já existe há, pelo menos, 3 anos. As pessoas se espantaram com o toque de bola, com a qualidade de Pep Guardiola, com a filosofia de jogo, mas quase ninguém conhece La Masia, as categorias de base, a filosofia de Cruyff e Rinus Michels, etc. O que existe no Barcelona, há décadas, é um modelo próximo à perfeição do que deveria ser feito por todos os clubes: valorização do processo de formação, ao invés do imediatismo burro e mercenário da maioria dos clubes; e do planejamento ideológico de todos os níveis do futebol do clube, visando o futuro, a formação do atleta e a consequente estruturação da instituição.

E é triste ver profissionais badalados na TV brasileira que desconhecem e desvalorizam o futebol praticado fora do Brasil. Coisas como "não sei porque Lucas Leiva é titular da Seleção. Foi pra Inglaterra, tá por lá há anos e ninguém escuta falar dele...". Mas, poucas sabem que Lucas foi, "só", eleito o melhor jogador do Liverpool na última temporada pelos torcedores do clube. Um jornalista pode não concordar com a qualidade e escalação ou não de um jogador, mas ele deve expor argumentos sólidos e verdadeiros para isso.

E, nesse mundial, pude ver coisas como "Piqué? Puyol? Quem são eles para parar Neymar..."; "Será que o Barcelona é tudo isso mesmo? É porque nunca enfrentou um time como o Santos...". Enfim, pude ver um completo pachequismo barato e uma total falta de informação básica que é acompanhar o futebol no mundo todo e não apenas limitar-se ao Brasil e à Seleção.

É revoltante ver como estamos despreparados e como somos representados (na imprensa e nos clubes) por profissionais preguiçosos, mal informados, arrogantes e ufanistas, mas considerados grandes em suas áreas e que fortalecem e perpetuam a má informação à toda sociedade.

Abraço!

Guilherme da Luz disse...

Fala Carlão,

Otima matéria sobre a miopia do futebol Brasileiro. Acabei descobrindo por acaso o seu blog aqui na web e já está no bookmarks!

Criei um artigo bem bacana sobre dívidas no futebol e para ilustrar a matéria vou linkar os melhores blogs de futebol, e o seu já está dentro!

Espero que você esteja de acordo. O nosso site é sobre empréstimo e trata o tema relacionando com vários assuntos que estão na moda.

Quem sabe futuramente inventamos uma parceria?


Mais uma vez, parabéns pelo site!

Um abraço,

Guilherme da Luz
Editor do Emprestimo.org
(Site No1 sobre Empréstimos na web)

Guilherme Neto disse...

Boa tarde,

Sou o administrador do site www.ronaldo7.net , uma página sobre o Cristiano Ronaldo com PageRank 5. Gostaria de saber se existe interesse da vossa parte em efectuar uma troca de links. O nosso site capta actualmente à volta de 250.000-400.000 visitantes únicos mensalmente, sendo que a maior parte tem origem nos motores de busca (estamos já em #1 no google.com para a pesquisa "cr7" e #2 para "cristiano ronaldo"), além de termos o suporte das redes sociais com uma página de fãs no facebook com mais de 21.000 seguidores ( www.facebook.com/www.ronaldo7.net ). Estamos também posicionados perto do ranking 70.000 no alexa.com, mas se necessitarem de mais alguma informação da minha parte, por favor não hesitem em contactar-me.

Estatísticas retiradas do Google Analytics, para o mês de Outubro: www.ronaldo7.net/ronaldo7stats.pdf

Desde já obrigado. Com os melhores cumprimentos,

Guilherme Neto @ Portugal
admin@ronaldo7.net
www.ronaldo7.net

Anônimo disse...

Pizzatto,

Como ficaria o Corinthians com Montillo e Tevez?

Abs,
Joao

Pedro Caldas disse...

Cara, tem jornalistas esportivos no
Brasil que não merecem nem pisar na
porta de uma emissora.
Parabéns pelo blog.
Se puder passar no meu blog
e trocar links comigo, agradeço.