quinta-feira, abril 24, 2014

Sem conhecimento não há convicção

Não tava na cara? Não tava na cara que Cristóvão Borges e Enderson Moreira eram os melhores nomes do mercado? Não sei até quando ia o contrato de Enderson com o Goiás, mas estava na cara que, independente disso, em 2014 ele acabaria num clube dito grande (como acabou, embora algumas pessoas com merda na cabeça atualmente cogitem sua queda do Grêmio quatro meses após sua contratação). Já Cristóvão, desligado do Bahia no início de dezembro, só foi contratado por um clube dito grande agora em abril. Durante todo esse tempo esteve na pista, dando sopa, e ninguém foi capaz de se interessar por ele (até alguém ter uma luz no Fluminense).

E por que não se interessaram por Cristóvão Borges? Por que Alexandre Kalil, por exemplo, ao anunciar a saída de Cuca, já não tinha na manga o ex-técnico do Bahia (ou o do Goiás)? Por quê? Te digo por quê. Porque, provavelmente, a exemplo da maioria dos dirigentes brasileiros, ele não deve assistir jogos de futebol, muito menos de um time de fora do dito eixo. Eu, por exemplo, quando digo desde o fim do ano passado que Cristóvão era um dos melhores treinadores a serem contratados (ao lado de Enderson), me baseio no Bahia do Brasileirão 2013, na compactação da equipe (algo raríssimo nos gramados daqui), e em suas entrevistas, até porque não vivo nem vivia o dia a dia do CT.

Provavelmente Kalil e sua diretoria não viram jogos do Bahia nem do Goiás na temporada passada. Certamente não. Porque se tivessem visto, uma vez que a ida de Cuca para a China era iminente, teriam contratado um dos dois, em vez de Paulo Autuori. Não que eu seja contra ou a favor de Autuori. Não é isso. Esse tweet de 14 de dezembro de 2013, aliás, mostra que Enderson e Cristóvão eram minhas opções para o Galo (e para qualquer outro clube que estivesse à procura de um treinador). Sou contra, no entanto, sua demissão após quatro meses de trabalho. Quatro meses! A impressão é de que Kalil, Eduardo Maluf e etc tinham tanta convicção em Autuori quanto tinham em Anelka.

Sei lá. Às vezes sinto que nossos cartolas, de uma maneira geral, são piores que nossos treinadores. Sem querer generalizar, mas já generalizando, às vezes me parece que eles não assistem futebol a não ser aos jogos de seus próprios clubes. Às vezes fico com a sensação de que o conhecimento teórico de campo e bola deles é limitadíssimo, para não dizer quase nulo (como o de boa parte da mídia e, claro, da torcida, que só quer saber de "raça"). Veja bem, não me refiro à falta de caráter ou honestidade de nossos cartolas. Não é isso. Refiro-me à falta de competência mesmo, simples assim. Enfim... Num país onde a responsabilidade é sempre passada ao próximo, esperar o que além dessa areia movediça onde nos encontramos?

Um comentário:

Anônimo disse...


-------------------------------------

*Chemical trails produce ill effects on human health and both the governments of the United States and Canada should cease and desist regarding this serious and grave matter.
---------------------------------
Astoria, NY 11103, USA
http://pedromillan.blogspot.com/

PS

Putugal is a shit country with it's economy in the toilet! Your selecceao do cu has z-e-r-o World and Euro Cups, and you are anti Spanish and Brazilian RACISTS SO FUCK YOU!! BUMS!!