segunda-feira, agosto 11, 2014

Cruzeiro ilude seus concorrentes

A rodada 14 foi simbólica. Na verdade, foi ilusória. No fim de semana em que o todo-poderoso Cruzeiro ficou no zero a zero com o modesto Criciúma fora de casa, Internacional e Corinthians ganharam seus clássicos regionais e encostaram no líder na tabela. Mas encostaram apenas na tabela, uma vez que dentro das quatro linhas, no gramado, a distância do Cruzeiro para seus concorrentes diretos ainda é muito grande (distância que não deve ser tirada nessa temporada, sinto lhe informar). Basta analisar os desempenhos, e não os resultados, para chegar a essa conclusão.

Eu sei. Num país onde o resultado imediato sobrepõe-se ao jogo jogado, talvez eu esteja pedindo demais. Da minha parte querer que as pessoas (torcedores, jornalistas, etc) se atenham ao futebol e não ao resultado, é querer demais. Entretanto, como sou otimista e teimoso e jamais subestimo a inteligência alheia, insisto: com um pouquinho de racionalidade e visão crítica de campo e bola, pode-se perceber que, embora próximos do Cruzeiro na tabela de classificação, Internacional e Corinthians (e Fluminense, e São Paulo, e assim por diante) estão longe de jogar uma bola que se aproxime da do Cruzeiro. Por quê? Porque, entre outros motivos, Marcelo Oliveira está há mais tempo no cargo (veja bem: entre outros motivos).

De sábado para domingo, aliás, cheguei a tuitar: "Inter pode ganhar amanhã, ficar a 2 pontos, mas no fim das contas, a qualidade, o entrosamento e a regularidade da Raposa fazem a diferença." De fato, meio aos trancos e barrancos, o Inter ganhou do Grêmio no Beira-Rio e ficou a dois pontos do líder, na segunda colocação. Porém o futebol apresentado pelo time de Abel está distante do apresentado pelo time de Marcelo Oliveira (distância, como disse, que não deve ser tirada nessa temporada). E o mesmo raciocínio se aplica ao Corinthians de Mano, ao Fluminense de Cristóvão, ao São Paulo de Muricy... Portanto, embora no momento a distância na tabela seja pequena, não se iluda, meu caro: no campo e bola o Cruzeiro está bem à frente, e nos pontos corridos isso é determinante.

7 comentários:

Anônimo disse...

o problema é que o Cruzeiro joga contra a arbitragem... e isto vai ser crucial.

além disso, temos a ""seleção""...
a sub-21 ja tirou Lucas e Alisson...a principal pode utilizar mais 2 ou 3 jogadores, justamente no jogo contra Fluminense.

P.C.Almeida disse...

Meu caro Carlão! Gosto muito dos seus textos, das suas análises.
Depois que você cravou que o fraco Bernard-alegria-nas-pernas seria reserva do Neymar (isso em 2012), não duvido de mais nada que vc escreve. haha
Espero, sinceramente, que você esteja certo. Enxergo como você, porém sou suspeito.
Grande abraço!

Fillipe Tito disse...

Ja eu, gostei muito de do inter ter subido para segunda posiçao! É otimo ter, assim como no ano passado, um escudo contra um embate direto e por muito tempp contra Flu ou Cor. O motivo é óbvio!

MonalisaDuck disse...

Concordo também. O Cruzeiro, além de ser líder, era para estar mais folgado pois o clube foi prejudicado bisonhamente em três partidas nas quais jogou muito melhor mas não saiu com a vitória devido a erros da péssima arbitragem brasileira. Contra o Atlético-MG,contra o São Paulo, agora contra o Cricíuma. Jogou muito melhor que o Botafogo e contra o Corinthians, mas o Fábio, por mais fã que eu seja, escorregou e deixou a bola passar atrapalhando assim o time, isso mostra que o Cruzeiro também poderia ganhar essas partidas se não acontecesse um erro do goleiro que é sempre crucial, contudo o time em si jogou muito bem nessas partidas. Eu confio muito no Cruzeiro nessa temporada de 2014, creio que não terá time que conseguirá acompanhar o futebol do Cruzeiro.

Anônimo disse...

Duas falhas deles, mas ele mesmo já salvou muitas vezes tbm, tem crédito na casa!

Anônimo disse...

Duas falhas deles, mas ele mesmo já salvou muitas vezes tbm, tem crédito na casa!

Anônimo disse...

Duas falhas deles, mas ele mesmo já salvou muitas vezes tbm, tem crédito na casa!