domingo, junho 07, 2015

A primeira de muitas

Até onde o trio MSN pode levar o Barcelona? Na verdade, no quesito troféus, já levou ao topo, com a conquista da Tríplice Coroa (Champions League, La Liga e Copa do Rei). Portanto, no que diz respeito aos títulos, a pergunta é: por quanto tempo o trio MSN pode manter o Barcelona no topo? Porque nada além da Tríplice Coroa na próxima temporada será satisfatório – pergunte a Guardiola, que sofre com isso no Bayern até hoje. Já em relação ao campo e bola propriamente ditos, aí sim a pergunta cabe: até onde o MSN pode ir? Porque, lembre-se, 2014/15 foi apenas a primeira temporada dos três juntos, a segunda de Neymar no clube – sem falar que Suárez estreou somente em outubro, por causa da punição da FIFA, pela mordida em Chiellini. Por essas e outras, tudo me leva a crer que o desempenho deles será ainda melhor em 2015/16.



O que significa desempenho? Não necessariamente títulos. Pode ser que o Barcelona não conquiste a UCL, a Liga e a Copa do Rei na temporada que vem, e ainda assim o desempenho de Messi, Suárez e Neymar seja superior ao da temporada 2014/15 (gols, assistências, passes, dribles, entrosamento, etc). Por que acredito nisso? Primeiro porque sou otimista. E segundo porque estamos falando do melhor ponta-direita do mundo (diga-se, o único gênio em atividade no planeta), do melhor ponta-esquerda do mundo (futuro Bola de Ouro; diria que um dos três finalistas neste ano) e do melhor centroavante do mundo. Lembrando que Messi tem 27 anos, Neymar 23 e Suárez 28. Ou seja, o auge de Neymar ainda está lá na frente, enquanto Messi e Suárez o vivem hoje (ainda na ascendente). Logo, a tendência é que na próxima temporada o trio MSN renda ainda mais (e na próxima, e na próxima...).



Seja como for, o fato é que esse Barcelona, campeão da Copa do Rei, da Liga e da Champions League, será lembrado como o time de Messi, Suárez e Neymar. Será lembrado como o primeiro com os três juntos. Rakitic e Iniesta, os meias do 4-3-3, também serão lembrados, claro. Daniel Alves e Alba, os laterais da equipe, também serão lembrados. O cabeça de área Busquets também será lembrado. A exemplo dos zagueiros Mascherano e Piqué. Os goleiros Ter Stegen e Bravo, idem. Assim como Pedro, Rafinha, Mathieu e etc. Até Douglas será lembrado! Além do treinador Luis Enrique, claro. Mas sem dúvida alguma, a temporada 2014/15 entra para a história como a primeira que reuniu os três atacantes sul-americanos. A primeira repleta de grandes golaços, de lindas assistências, de dribles desmoralizantes e de troféus na prateleira. A primeira de muitas. Já que a tendência é o rendimento só aumentar – individual e coletivamente.

PS: Veja aqui os números e todos os gols do trio MSN.

Nenhum comentário: