segunda-feira, junho 22, 2015

Um "treinador" dos anos 90 em 2015

O problema da Seleção não está nas suas peças, nem na sua estrutura tática. O problema está no seu (mau) funcionamento. E seu treinador tem tudo a ver com isso. Tudo bem que a safra de jogadores não é a melhor dos últimos tempos, porém ela não é ruim, como muitos pensam e afirmam sem receio e responsabilidade. Não existem três ou quatro craques no mesmo XI como em outros carnavais, é verdade. Contudo o nível da maioria dos atletas é alto – embora a crise da camisa 9 seja inegável.

Sem dúvida falta um centroavante à altura. O cara para assumir a referência do ataque da Seleção, hoje não existe – e nem deve existir pelos próximos três, quatro anos. E isso é preocupante, pois esse papo de que não se joga mais com centroavante nos dias de hoje é pura balela, alimentada pelo medo e pela ignorância (Suárez, Lewandowski, Cavani, Diego Costa, Ibrahimovic, Kane e outros mandam um abraço – embora Cavani jogue na ponta esquerda do PSG). Talvez outra posição que também não esteja bem servida seja a de goleiro (Diego Alves à parte, diria que nenhum goleiro brasileiro se destaca na Europa). Mas, ponderado isso, de resto, o elenco é bom, sim, senhor!

Quem tem um Thiago Silva e um Miranda na zaga, por exemplo? (Sem falar em David Luiz, que pode jogar como cabeça de área, e Marquinhos, como lateral.) Danilo, agora no Real Madrid, tem tudo para se firmar na lateral direita (Mayke pode ser seu reserva). Já na esquerda, Marcelo ainda tem muita lenha para queimar (Filipe Luis pode ser seu reserva). No meio campo, Luiz Gustavo é absoluto. É o Matic brasileiro (calma, a comparação não é das melhores, mas eu sei que você entendeu). Casemiro, agora de volta ao Real Madrid, deve figurar na lista das Eliminatórias com frequência. Tem também Fernandinho (sem falar em Lucas Silva, Hernanes, Ramires). Outros nomes como Oscar, Coutinho, Lucas Moura e Willian também são animadores. Não são do nível de Kaká ou Ronaldinho, eu sei, mas, convenhamos, são ótimas alternativas (Coutinho em especial). Enfim. Opções para formar um bom plantel, o Brasil tem. O problema é fazê-las render dentro de campo.

Por que o time não rende dentro de campo o que poderia render? Bueno. Primeiramente é preciso fazer uma ressalva, curta e grossa: Dunga não é treinador de futebol. Dito isso, o time não rende dentro de campo porque é treinado por uma pessoa com conceitos de futebol ultrapassados. Exemplo: seus volantes são praticamente nulos na fase ofensiva. Quando o time está com a bola, o papel da dupla de volantes se restringe a proteger a zaga e a cobrir as subidas dos laterais. Só aí ele prende duas peças (seus cães de guarda), independente da qualidade técnica e do que eles podem oferecer à equipe, para que os laterais subam e para que o craque decida lá na frente. Ou seja, sacrifica o coletivo e a faixa central – logo a faixa entral –  em busca do resultado feio e fácil, digamos assim (em busca do resultado acima de tudo, aliás). Quer coisa mais anos 90 do que isso? Em pleno 2015, quando está mais do que provada a importância dos volantes na fase ofensiva (e a Alemanha mostrou isso no 7 a 1, cacete!), Dunga segue agarrado às ideias da década do tetra.

2 comentários:

Anônimo disse...

não esta bem servida de goleiro?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Edinardo disse...

Discordo de você na parte de que a geração não é fraca, pode ser que tecnicamente a geração não seja tão ruim, mas em nível de postura e personalidade estamos muito inferiores. Praticamente ninguém, além de Neymar tem poder de decidir jogos encardidos. Nosso time quando é pressionado por resultados geralmente aumenta os seus defeitos, além disso nenhum jogador dos nossos é a principal figura de um grande clube, Neymar é o mais próximo apesar de Messi no elenco, ademais todos coadjuvantes em seus times. E isso já vem desde a saída de Kaka do Milan e Ronaldinho do Barcelona, salvo raras exceções. Agora na parte de qu Dunga não é um grande tecnico concordo integralmente, alias não temos mais nenhum grande tecnico atualmente, o mais próximo que temos é o Tite, mas a politica não deixara ele assumir a seleção, infelizmente.