quinta-feira, abril 02, 2009

Seleção fez o dever de casa sem brilhar

Não é preciso ter um pouquinho de cérebro para reconhecer a fragilidade da seleção peruana. Derrotá-la por 3 a 0 em pleno Beira-Rio era o mínimo que se esperava da Seleção.



No frigir dos ovos, o time de Dunga não jogou bem. Demonstrou vontade, é verdade. Em vinte minutos eles correram mais que em noventa em Quito. Mas o resumo da ópera não foi animador.

Apesar de ter feito um gol na base da sorte (dividida) e da categoria (finalização), Felipe Melo e seu companheiro Gilberto Silva erraram passes infantis. Na minha opinião os volantes obrigatoriamente têm de ter qualidade com a bola no pé.

No primeiro tempo os laterais inexistiram. Kleber chegou à linha de fundo somente uma vez, e Daniel Alves apoiou só a minutos do final da primeira etapa. No segundo tempo ambos se soltaram mais, principalmente Daniel Alves, que aproveitou bem a oportunidade.

Porém o futebol apresentado pela Seleção não foi só desgraça. Luís Fabiano mostrou porque é o dono da nove, e Elano, porque é o homem de confiança de Dunga.

Apenas um adendo: Pato deveria ter entrado antes. O técnico da Seleção só o colocou em campo porque saiu o terceiro gol. Se continuasse 2 a 0, Dunga o mandaria ao gramado a 15 minutos do fim da partida. Faltou sensibilidade a ele. Pelo contexto da situação, era jogo para o ex-atleta do Inter entrar antes.

No entanto deve-se admitir uma bola dentro de Dunga: Ronaldinho no banco. Se ele tinha alguma dúvida que era reserva, esta foi sanada ontem. Um chá de cadeira pode fazer bem a Ronaldinho. Se não quiser ser reserva de Robinho e Elano, o gaúcho terá de ralar. Agora, se ele se acomodar e aceitar o assento à beira da cancha na boa, é caso de não convocá-lo por enquanto.

Na cabeça de Dunga o que importa é se classificar para a Copa do Mundo, dane-se o bom futebol. Sua receita é 'ganhar em casa e empatar fora'. Depois se vê o que se faz. Este pensamento é equivocado. A equipe já deveria estar sendo moldada visando o ano que vem. Entretanto há uma Copa das Confederaçõs no meio do caminho. Se não convencer, se der vexame no mês que vem na África do Sul, pode ocorrer uma reviravolta.

5 comentários:

André Augusto disse...

Kléber, Robinho, Gilberto...pífios.

Boa partida do Daniel Alves, do Elano e do LF. E Kaká é imprescindível na Seleção. Faz o jogo fluir, é agudo, comanda o equipe. Gaúcho merece um chá de seleção.

Não foi um jogo brilhante que valeu mais pelo resultado do que pela partida em si. E esse pragmatismo será até a Copa, infelizmente.

Quanto a Copa das Confederações, queria ver um jogo dos brasileiros diante da Espanha, a seleção a ser batida neste momento.

Bruno Zanette disse...

Às vezes eu fico pensando como seria, caso ocorresse uma zebra e o Brasil, por algum motivo, ficasse de fora de uma Copa do Mundo. Será que teríamos uma mudança radical no futebol em nossa seleção? Ou continuaríamos praticando esse futebol burocrático que nem de longe faz por merecer os 5 títulos mundiais? Poxa Carlão, vim aqui pra ler alguma coisa a respeito da Argentina e nada!? hehehehehe aquela goleada foi impagável, kkk

Abraço!

Carlos Pizzatto - Blog do Carlão disse...

Pois é, esqueci de citar a Argentina.

Só não entendi porque, depois de meter 4 a 0 em casa, no 3-4-3, Maradona mexeu na estrutura tática do time.

Alex Alvarez disse...

Só até a Copa? Vamos continuar com esse pensamento medíocre até que o Dunga saia da seleção.

Agora é ganhar em casa (o acontece lá de vez em quando, já que empatamos com Colômbia, Argentina e Bolívia), e empatar fora (dando vexame).

Na fase de grupos da Copa o pensamento será "classificar para as oitavas-de-final, dane-se o bom futebol". Nas oitavas será "passar às quartas, dane-se o futebol (em geral)". Nas semifinais... Bem, duvido que o Brasil chegue tão longe com um pensamento tão medíocre, negando completamente o que o esporte é.

Uma pena toda esta situação, quando o que precisamos é apenas de um técnico de verdade.

Ah, e o Ronaldinho Gaúcho não deveria nem estar no banco. Ele enrola muito e não influi em absolutamente nada no jogo. Sinto muito dizer isto, pois sou gremista e fã dele, mas não se pode sacrificar um time por um sujeito.

Agora temos pela frente Uruguai, no Centenário, Paraguai, em casa, e Argentina, em Buenos Aires. Vamos perder as partidas fora, e talvez vencer em casa. E a CBF vai achar que está tudo bem, mesmo que as derrotas sejam tão previsíveis.

Sem mais: fora Dunga!

Abraço.

Kauê Gouveia Lima disse...

Muito bom seu blog cara,me inspiro em caras como você para escrever sobre o futebol.Que " Não tem nada" mas vai com o conhecimento.

Parabéns carlão.

Da uma passada no meu depois.


http://boleirosbr.blogspot.com