terça-feira, outubro 13, 2009

O esquema da Sub-20

A exemplo da Seleção profissional, a Sub-20 joga no 4-2-3-1.

No que diz respeito à estratégia tática, uma das diferenças é que os laterais da Sub-20 pouco apoiam. Não por falta de qualidade. Provavelmente por obediência.



Embora haja eventuais trocas de posicionamento ao longo das partidas, ainda insisto na tese de que Ganso é jogador para atuar centralizado na linha de três, e não em um de seus extremos.

Mas, registro seja feito, no segundo tempo da semifinal contra a Costa Rica (1 a 0 Brasil, gol espírita de Alan Kardec), Rogério adiantou Alex Teixeira, colocou Ganso e Giuliano lado a lado, e trocou o 4-2-3-1 pelo 4-4-2 à brasileira, em quadrado.

6 comentários:

Anônimo disse...

ainda axo q o douglas costa merece vaga nesse time
parabens excelente blog

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Também é minha opinião. O escalaria nNuma das pontas, com Ganso centralizado.

O duro é tirar Alex Teixeira ou Giuliano.

Talvez ele devesse entrar mais vezes, e com mais tempo.

Marcelo Bloc disse...

Acho esse time mal escalado, e com talento mal aproveitado. Kardec fica isolado na frente, os laterais pouco produzem nos flancos, centralizando demais e deixando o ataque confuso. Douglas Costa deveria ser titular, ao meu ver no lugar de Giuliano ou Ganso, que têm mais fama do que bola (até aqui). não estou lá muito otimista para essa final contra Gana.

Anônimo disse...

pk nao convocam o sidnei do benfica para a selecçao?

Vinicius Grissi disse...

Concordo que o Ganso renderia mais pelo meio. Mas o Giuliano também não renderia tanto jogando pelos lados. Logo, acredito ser esta a melhor formação.

São constantes a mudança de posicionamento. Ontem, em determinados momentos, Maylson ficou como o único volante e Souza se adiantou para ocupar o espaço de Alex Teixeira, que encostava como segundo atacante.

É um time muito interessante.

Pedro Petrucci disse...

Se essa seleção tá na final, imagina uma com: Rafael, Sidnei, Breno, Mário, Fábio, Rafael Carioca, Sandro, Possebom, Pato, Dentinho, Patric, Bruno Renan...
Somado a qualidade dos times finalistas, prova a desqualificação desse mundial.

Eu colocaria o Douglas Costa no lugar do Ganso, pela direita. Mesmo canhoto, é nessa posição que ele rende mais e, curiosamente, onde ainda não foi aproveitado no Grêmio.