terça-feira, janeiro 12, 2010

O provável fim da era 3-5-2

Li no Globoesporte.com que Ricardo Gomes esboçou o time no 4-4-2, com Marcelinho e Léo Lima entre os onze.

Se for com o meio-campo em quadrado, esta deve ser a formação:



A ideia, a meu ver, é interessantíssima. Foi como meia, se aproximando dos atacantes (ou do atacante, quando Hélio utilizava o 3-6-1), que Léo se destacou no Goiás em 2009. Já Marcelinho Paraíba se mostrou um armador e um meia-atacante de pé cheio, tanto no Flamengo quanto no Coritiba.

A outra opção, dentro do mesmo esquema, é o meio em losango, com o canhoto Marcelinho centralizado e Richarlyson na cabeça-de-área:



Seja no 4-4-2 em losango ou no 4-4-2 em quadrado (ou até mesmo no 4-3-3), é bem provável que, depois de quase uma década jogando com três zagueiros, o São Paulo adote a linha de quatro.

9 comentários:

Leandro disse...

Carlos, não acho que o Richarlyson seja o jogador ideal para fazer a função do volante de contenção, ele é meio desajeitado na marcação né? E as vezes dá uma de loco e vai com tudo pro ataque. Creio que o Jean faria melhor essa função...

Enfim, boa análise, parabéns :}

bial_nunes disse...

Tira o Richarlysson, desloca o Jean pra cabeça de área e põe o Cicinho na lateral...
Aí tá bom!! :)

Cláudio N. disse...

Carlinhos Paraíba tem que ser titular desse time aí!

Iranilson Melo disse...

Acho que o time do São Paulo vai funcionar bem com esse esquema 4-4-2, mas o que incomoda ver é o Jean na Lateral direita.O Jean é um excelente 1º volante, mas na lateral não dá!
O esquema ficaria perfeito com a contratação de um lateral direito de Origem para o Jean retornar a sua posição de fato e de direito.

Carlos Pizzatto disse...

É, na verdade coloquei Jean na lateral-direita porque hoje não tem ninguém para esta posição.

Mas se Ricardo Gomes encontrar um lateral-direito (o citado Cicinho, por exemplo), com certeza Jean é o cabeça-de-área (no losango) ou o companheiro de Hernanes (no quadrado).

Valeu pelo toque.

Quini disse...

Carlão, Junior Cesar será reserva este ano. Na lateral esquerda será o Diogo, ou o Jorge Wagner.

Veja minhas pranchetas, parecem muito com as suas.

http://vqv.me/2vv , http://vqv.me/2bY

P.S.: Os dois links levam ao mesmo texto, só que em sites diferentes que escrevo.

Quini disse...

Carlão, provavelmente o São Paulo jogara em losango, formação esta que o RG quis implantar no começo de comando.

Lembrando que para lateral-direita temos várias opções: os laterais de oficio Wagner Diniz e Adrián González; e outros jogadores que podem atuar na posição, como Zé Luis, Jean e Wellington.

Alexandre Massi disse...

Carlão,

Que bom que voltou das férias.

Tava aguardando seus posts.

Ouvi Ricardo Gomes dizer que é apenas um teste, que não sabe se manterá esse esquema mesmo. Confesso que sou contra. Até porque o lateral-esquerdo não seria Junior César, mas Jorge Wagner. Foi assim que ele escalou o time.

Acho grave um time continuar jogando sem laterais, ainda mais em um futebol que anda tão sem espaço e que tem apenas os lados do campo como área de escape.

Abraço

Pedro Coimbra disse...

O melhor sistema era o que defendia o treinador Jaime Pacheco quando jogava contra o Porto, o Benfica, ou o Sporting - Som dúvida o 4-4-3!