quarta-feira, março 16, 2011

Marcelo titular: questão de tempo

Quem são os três melhores laterais esquerdos do mundo na atualidade? E os três direitos? Difícil fazer as listas, mas Marcelo e Daniel Alves estão nelas, correto?

Por que a 6 da Seleção pertence a André Santos, então? Por ser "homem de confiança" do treinador, acredito eu. No entanto os dias de titular do jogador do Fenerbahçe estão contados, porque o camisa 12 do Real Madrid está voando.

Trajado com a amarelinha, Marcelo pode criar belas jogadas ofensivas com o ponta-esquerda Neymar (como fez com Cristiano Ronaldo no lance do gol sobre o Lyon nesta quarta, por exemplo). Do outro lado, Daniel Alves pode fazer o mesmo com o ponta-direita, que até ontem era Robinho, hoje é Elano, e no futuro, quem sabe, pode ser Hulk, Douglas Costa, Nilmar, etc.



Quanto à parte defensiva, preocupação de alguns torcedores, não tem mistério. Primeiro porque ambos sabem sim marcar. E segundo porque, quando um sobe, o outro fica. Se o lateral-esquerdo avança, é coberto pelo volante mais próximo (Lucas). Se o lateral-direito avança, recebe a cobertura de Ramires (ou do próprio Lucas, se Ramires estiver adiantado).

Há também a possibilidade dos dois subirem ao mesmo tempo, caso o técnico julgue necessário, em dado momento da partida (não necessariamente pela faixa lateral). Desta maneira quem pode cobrir os buracos deixados nos flancos são os volantes. Ou os zagueiros, que podem abrir pelos cantos e receber a inserção do primeiro volante entre eles. Em particular, prefiro esta segunda opção.

Apesar de gostar de André Santos, Mano não é bobo. Tenho convicção de que, ainda neste ano, não sei se já no amistoso contra a Escócia ou se na Copa América, Marcelo assume a 6 de vez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa este post sobre o Marcelo, que realmente jogou demais contra o Lyon e concerteza será convocado brevemente pelo Mano.

Anônimo disse...

Carlos, nós do blog futebolmundodabola.blogspot.com gostamos muito de seu blog e de suas análises táticas de ótima qualidade e pedimos a honra de sua visita ao nosso blog. Um abraço