segunda-feira, agosto 22, 2011

Boa notícia para os corintianos

Quando Alex foi anunciado pelo Corinthians, logo fiz uma prancheta com ele e mais dez, no habitual 4-2-3-1 de Tite, tentando prever o que seria do Timão. Sem Danilo, obviamente. Porque para mim não havia dúvida de que um era reserva do outro.

No entanto o treinador não achou que fosse tão óbvio assim. Tanto é que não foi da noite para o dia que o ex-Spartak Moscou conquistou a titularidade (o que é compreensível, pois a equipe vinha muito bem). Demorou um pouco, porém a alcançou. Quem pagou o preço, contudo, foi Willian, e não Danilo.



Agora, algumas rodadas e uma significante queda de rendimento depois, eis que surge uma boa notícia para os corintianos. Após cinco jogos e apenas uma vitória com os dois em campo, Tite reconsidera a possibilidade de continuar atuando com Alex e Danilo juntos.

Qual o time ideal? Não sei. Só sei que o articulador central tem que ser Alex, e Jorge Henrique, Willian e Emerson que briguem pelas vagas das beiradas. E quando Adriano começar a jogar, Liedson também deverá concorrer a uma das pontas. Isso, claro, se Tite mantiver o 4-2-3-1. E quanto a Danilo, simples: banco. Afinal, não se ganha campeonato sem elenco.

4 comentários:

Nicolau disse...

Danilo é líder de assistências no campeonato, não sei se abrir mão do cara seja a melhor opção. Ele e Alex podem jogar juntos num 4-4-2 em quadrado, com um atacante de movimentação mais próximo de Liedson - na minha opinião, Emerson. Essa opção me parece mais adaptada ao elenco. Liedson tem ficado muito sozinho na área e o time com pouca penetraçaõ. Quando Emerson jogou próximo do controavante, no segundo tempo contra o Galo, fez sua melhor partida e o time fez o que tem faltado: gols. Com os atuais jogadores, acho que manter o 4-2-3-1 é forçar a barra.

Gabriel disse...

Espera aí... boa notícia para os corinthianos? Como assim?

O time com Alex, pelo menos até o atual momento, não tem poder de reação e de criatividade algum. Não tem como falar que essa é uma boa notícia. Não entendi isso de "o articulador central ter de ser o Alex", afinal, o time estava bem mesmo antes da entrada dele, que é quando o Danilo vinha jogando como titular.

O Tite não coloca o Emerson pra atuar pelas beiradas, muito pelo contrário - só o coloca como pivô, pra jogar de costas para o gol. Essa postura ficou bem clara na derrota para o Figueirense no sábado. Do estádio deu para ver que a movimentação dos jogadores se resumiu aos trotes com a bola no pé - e só.

Reconsiderar a possibilidade de Danilo e Alex atuarem juntos é, pelo menos no atual momento, insistir no erro. Posso estar enganado mas, pelo menos por todos os jogos que venho acompanhando, isso não tem dado certo. Mas pode ser que o problema seja mais atrás, com a volta do Alessandro, que não vem aguentando muito e não vem fazendo um bom trabalho nesses 2 últimos jogos.

Nyelder Rodrigues disse...

Tite saiu do 4-2-3-1 para usar Danilo e Alex juntos.

Particularmente, eu apostaria na continuidade de Danilo e Alex, mas usando o 4-2-3-1.

O Inter de Celso Roth fez algo parecido na Libertadores de 2009, com D'Alessandro jogando mais pelas beiradas e Giuliano centralizado, encostando bastante no centro-avante.

No caso, Danilo jogaria aberto, como armador, e Alex centralizado, quase como um ponta-de-lança, alternando entre a armação e o ataque.

Outra opção é Danilo centralizado, ainda como armador, e Alex pela beirada.

Alex é um baita jogador, mas nessa formação, não pode ser o único armador. Talvez com um volante ao estilo Renato (Botafogo) ele se encaixaria. Mas com o velocista Paulinho, não.

Admin disse...

entre ai neste blog muito legal pessoal
http://omelhoresportedomundo.blogspot.com/