terça-feira, maio 17, 2011

Bola dentro do Corinthians

"Jogo não só na articulação ofensiva, quanto na defensiva e até segundo atacante, como era na Rússia." Essas são palavras de Alex, ex-Inter, Spartak (eis a prancheta), agora Corinthians.

De fato, o jogador é bastante polivalente. Antes de ir para Moscou, ainda no Colorado, o meia chegou a jogar a Sul-Americana de 2008, sob o comando de Tite, inclusive, como segundo atacante (veja aqui, na arcaica arte).

Se o treinador corintiano mantiver o esquema que vigora nesta temporada, o canhoto Alex pode sim jogar aberto na esquerda. No entanto, como Bruno César está com a passagem na mão para Portugal, é evidente que o reforço chega para atuar centralizado.



Resta saber, porém, através do rendimento nos treinamentos e nas partidas oficiais, quem ocupará as beiradas da chamada "linha de três". Minha aposta inicial fica com Willian e Jorge Henrique.

O 4-4-2 em losango, todavia, não é carta fora do baralho. Deve ser a alternativa imediata de Tite, com Liédson e Jorge Henrique (ou Willian) na frente, Ralf, Paulinho, Ramirez (Danilo? Cristian? Simplício?) e Alex no meio-campo.

E quando Adriano estrear, se o 4-2-3-1 for mantido, é provável que o camisa 9 seja deslocado para a ponta esquerda (pois tem qualidade para trabalhar por ali), com o 7 na direita, o 11 por dentro e o 10 na referência.

Seja como for, a equipe do Parque São Jorge acerta em cheio ao repatriar Alex, sujeito humilde, boa praça, e quase craque. Quase.

2 comentários:

Nicolau disse...

Gosto da ideia do 4-4-2 em losango, no mínimo, pro Tite sair do armário, rs. Jorge Henrique não joga como um meia pela esquerda sob o comando do treinador: pouco cria e nunca entra na área. Jà vi partidas em que Paulinho foi mais perigoso. É quase um terceiro volante. Se é assim, assuma, coloque Ramirez e bote JH no ataque, ao lado de Liedson. E parece boa ideia também com Adriano, até para não tirar muito Liedson das proximidades do gol adversário.

Vagner disse...

Cara, seu blog é mto legal. Essa sacada dos desenhos táticos é sempre mto interessante! Parabéns!