quarta-feira, maio 18, 2011

Hulk tem vaga na Seleção?

Desde sua primeira entrevista coletiva como comandante da seleção nacional, Mano Menezes deixou claro que tem preferência pelo 4-2-3-1.

Quando se trabalha em clube não é possível se dar o direito de optar por um esquema tático e exigir que os jogadores se adaptem a ele. Quando se trabalha em clube, é preciso se adaptar ao elenco.

Mas na Seleção a história é diferente. Pelo fato do leque de atletas ser infinitamente maior, e mais qualificado, o técnico pode implantar a filosofia que mais lhe agrada e as ideias que julga serem as ideais.

No 4-2-3-1 de Mano, a meia central, a ponta esquerda e a camisa 9 têm donos absolutos: respectivamente, Ganso, Neymar e Pato. A ponta direita, no entanto, nessa linha ofensiva, está em aberto. No início, era de Robinho. Mas de uns meses para cá, está vaga.



Hulk é jogador de Seleção? É o ponta-direita ideal para o Brasil? Não sei. Talvez não. Bem provável que não. Porém no momento (leia-se, Copa América), o nome mais indicado para a posição é o dele. Claro, na minha opinião. Não só pelas características, mas também pela experiência (três anos no Porto, bicampeão português e campeão da Liga Europa).

Apesar de haver uma expressiva corrente que pensa em Lucas para atuar aberto pela direita, e dele em regra jogar pela beirada no São Paulo, vejo na revelação tricolor, de 18 anos, um homem de faixa central. Hoje, portanto, reserva do Ganso. Pode ser opção para jogar na ponta? Sim, sim. Até na esquerda, se Neymar não estiver apto. Contudo, em princípio, para mim o são-paulino é banco.

Outra alternativa que me vem à cabeça para a ponta direita é Douglas Costa. É mais talentoso que Hulk, todavia menos potente, experiente e goleador. Os ponteiros do Shakhtar Donetsk e do Porto, aliás, são os melhores canhotos para a posição. Se Mano gosta de jogar com canhoto aberto na direita, certamente está pensando neles. E se Mano de fato pensa num canhoto para a posição (nunca ouvi ele comentar isso, eu que tô levantando essa bola), nessa hipotética disputa, hoje, Hulk leva vantagem sobre Douglas Costa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse pode ser o Thiago Neves...

Anônimo disse...

Marcelo e Hulk de fora da lista...

Parece-me que este seleccionador é outro barrete..

Soham disse...

Saudações.

Gostei da abordagem e entendo que Nilmar é a melhor opção para atuar aberto pelo flanco oposto ao de Neymar. E digo mais, é tranqüilamente um nome para "vestir a 9".

Vi 3 ou 4 jogos do Porto nessa temporada (todos pela Liga Europa) e em nenhum deles o Hulk me convenceu. O negócio ali funciona muito em função da dupla colombiana Guarín e Falcao.

Abraços,
jogadadefeito.blogspot.com

Joseph Lemos disse...

Matacão com força ele é mas falta-lhe o que é essencial para jogar na canarinha: TALENTO!
É a opinião pública de Mano menezes.

Anônimo disse...

www.sakanagem69.blogspot.com

Carlos Pizzatto disse...

Verdade Soham. Sempre defendi Nilmar na ponta direita (http://carlospizzatto.blogspot.com/2009/09/nilmar-de-rosas.html).

Hiro disse...

Com Lucas, Neymar e Ganso, qualquer um com a 9... até o Hulk ; )

Abraços

Hiro
http://babahjse.blogspot.com