quinta-feira, setembro 08, 2011

O que falta ao Cruzeiro

Vou ficar devendo uma análise mais esmiuçada porque só consegui ver o jogo até os 10 minutos do 2º tempo. Porém o que ocorreu na 1ª etapa foi suficiente para detectar alguns vários defeitos e algumas poucas virtudes do time.

O Cruzeiro foi a campo no 4-4-2 em losango, com o volante Marquinhos Paraná na lateral direita, o garoto Gabriel Araújo na esquerda e Anselmo Ramon no ataque, ao lado de Keirrison. E foi exatamente nestas posições/funções que a Raposa pecou diante do Fluminense.



Ficou nítido o quanto o Cruzeiro depende de seu camisa 10. Não fosse a individualidade de Montillo e os apoios de Charles, nada de produtivo ofensivamente teria acontecido. Em compensação as laterais e a dupla de frente não funcionaram.

Ficou clara também a falta que Vitor e Diego Renan fazem. Não são os melhores do mundo, mas dão a dinâmica e a objetividade aos corredores que seus substitutos não dão. Tanto é que, no intervalo, Gabriel Araújo foi sacado. Ou seja: não conseguiu cumprir o que lhe foi passado.

A outra grande falha, na minha opinião, passa pela composição do elenco. Dos, sei lá, cinco, seis atacantes do plantel, apenas um tem característica de segundo atacante: Wallyson. Com o jogador no estaleiro, acaba sobrando para os "atacantes de referência" fazerem o papel de "atacante de movimentação". Contra o Flu, foi a vez de Anselmo Ramon, que, claro, não é do ramo e não foi capaz de cair pelos lados, de voltar para se aproximar do meio-campo, nem de alimentar o 9. Resultado: também foi substituído no intervalo.

Até aqui, Montillo tem levado o Cruzeiro nas costas. Não fosse ele, a situação poderia ser pior. Se continuar dependendo exclusivamente dele, no entanto, a situação não tende a melhorar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual foi o esquema tático do Cruzeiro no segundo tempo ?

Anônimo disse...

Ao que comentou ae em cima: 4-2-3-1 com Elber na esquerda, Roger centralizado, e Montillo na direita.

Charles foi para a lateral esquerda

Carlos Pizzatto disse...

Não vi o segundo tempo.