domingo, agosto 18, 2013

Vida longa ao 3-5-2?

Hoje você até vê alguns times na Argentina, outros na Itália, mas esquemas com linha de quatro são imensa maioria se comparados aos esquemas com três zagueiros. Convenhamos, não é à toa que isso acontece, não é por acaso que quase ninguém joga no 3-5-2 ou no 3-6-1. Não há como negar, porém, que jogando dessa maneira, o Grêmio de Renato Gaúcho engatou três vitórias seguidas no Brasileirão. No curto prazo, uma medida que tem funcionado. No longo, no entanto, tenho minhas dúvidas, pois a equipe pode com o tempo se tornar previsível e facilmente anulada.



Basicamente existem duas variações no 3-5-2: dois volantes e um meia, ou um volante (cabeça de área) e dois meias. Esse papo de "três volantes" é relativo. Não se pode se prender à posição de origem do atleta e ignorar as funções que ele desempenha na determinada partida. É verdade que neste sábado, no 3 a 2 sobre o Vasco, os meio campistas (Ramiro, Souza e Riveros) atuaram praticamente em linha. Mas nesse caso a estratégia foi nítida: se defender e matar no contra ataque. Em jogos na Arena, todavia, a tendência é o Tricolor manter a posse e se impor. E justamente por isso penso que Zé Roberto (óbvio) e Elano serão titulares.

Partindo do princípio de que daqui pra frente Renato vai mesmo no 3-5-2, com Werley, Rhodolfo e Bressan na zaga, Pará e Alex Telles nas alas e Kleber e Barcos na frente, sobram três vagas na meia cancha, sendo que duas delas têm dono: Souza e Zé Roberto. Logo, a terceira fica entre Elano, Riveros, Ramiro, Maxi, Adriano. E partindo do princípio de que o Grêmio tem duas variações para trabalhar nesse 3-5-2, entendo que Elano seja titular em uma (prancheta abaixo) e banco na outra.



Titular em uma variação e banco na outra porque Elano é o cara ideal para jogar ao lado de Zé Roberto, com Souza mais atrás, centralizado, no chamado triângulo de base alta (um cabeça de área e dois meias). Em contrapartida, se for para atuar com esse triângulo invertido (dois volantes e um meia), é mais pertinente ter Riveros ou Ramiro ao lado de Souza, Zé Roberto mais à frente, centralizado, mais próximo dos atacantes, e Elano na reserva (se Vargas tá no banco, Elano também pode). Seja como for, com dois volantes e um meia ou um volante e dois meias, tudo indica que essa será a estrutura tática do Grêmio daqui pra frente (estrutura que para mim tem prazo de validade).

2 comentários:

dionatan disse...

acredito q o Renato vai manter esse time talvez o Zé entre, acho q Elano deve ficar no banco entrando no segundo tempo pq ele nao aguenta nem correr 45 minutos e acho tambem q o Renato vai variar usando o 4-4-2 tambem em algumas partidas em casa

conhado disse...

O Elano mesmo antes de se confirmar a fratura já havia perdido espaço devido aos dois jogos que não foi bem como único armador, acredito em um meio campo com Riveiros e Souza de volantes, com o Zé Roberto na armação, Kleber e Barcos na frente pode ser que fique um time um pouco lento, mas com o retorno de Vargas o time ganha no quesito velocidade e não se torna tão previsível.