sexta-feira, janeiro 24, 2014

Possível United com Mata

No 4-4-1-1 adotado por David Moyes (variação 4-2-3-1), Wayne Rooney joga pela faixa central, atrás de Robin van Persie, enquanto wingers e volantes se alinham no meio campo. Juan Mata, a meu ver, chega para jogar pelo lado direito, no lugar de Antonio Valencia. Pode ser que ele jogue por dentro, com Rooney deslocado à beirada, é verdade. Tem isso. Ainda assim, eu diria que o polivalente espanhol (joga nas três posições da linha de três) chega ao Manchester United para ocupar o lugar do equatoriano.



Talvez o grande defeito dos Red Devils nessa temporada seja a carência criativa pelo corredor central (tanto é que Rooney se integra ao setor com frequência). A dupla de volantes não consegue suprir essa necessidade, e Valencia só sabe buscar o fundo. Ou seja: o pouco brilho nesse quesito tem saído dos pés do jovem Januzaj. E sairá, a partir de agora, também dos pés de Mata.

Embora possa fechar o lado direito sem a bola, com ela Mata não trabalha como um legítimo winger (como faz Valencia, por exemplo). Canhoto, busca a faixa central para aproveitar sua melhor virtude: o passe. E é justamente do passe pensado que o United tem sentido falta, do passe que qualifica a posse e decide o jogo, do passe paciente, que cadencia, e do passe vertical, que acelera. Mata, convenhamos, reúne estes atributos (sem falar que essa movimentação beneficiaria o futebol do lateral Rafael).

No entanto, enquanto Van Persie não volta (lembre-se, ele jogou apenas 11 de 22 rodadas nessa Premier League), é provável que Moyes escale Mata por dentro, com Valencia e Januzaj nas pontas e Rooney na referência do ataque. De qualquer forma, atuando pela extrema ou pela faixa central, Mata é uma tremenda contratação. Vale os € 45 milhões? Baseado nos preços do atual mercado, na qualidade técnica e na idade do jogador (25), e na necessidade do clube de Old Trafford, eu diria que sim, vale.

Um comentário:

Anônimo disse...

Januzaj joga muito mais quando está centralizado!