quinta-feira, maio 29, 2014

A briga do Corinthians

Petros tem sido escalado na beirada do campo. No 4-2-3-1 de Mano Menezes, a linha de três tem sido composta por ele, Jadson e Romarinho no outro lado, à frente dos volantes (Petros e Romarinho podem se alinhar a Ralf e Bruno Henrique, tem isso, há essa variação evidente do esquema tático em questão). Na fria noite desta quarta-feira, no Canindé, o camisa 40 atuou à esquerda e duelou com Ceará, o lateral-direito do Cruzeiro. Ele tem jogado bem. Talvez um dos melhores do time, se não o melhor. Porém, apesar da ótima fase, depois da Copa pode ser que ele vire reserva.



Quando Lodeiro puder jogar (já assinou?), acredito que ele assumirá a vaga justamente de Petros no XI inicial. Na minha visão o uruguaio chega para ser titular, chega para suprir a carência de wingers do elenco alvinegro, chega para acabar com o improviso. Embora o ex-Penapolense tenha se saído bem por ali, creio que ele pagará o pato.

Quanto a Renato Augusto (às vezes me esqueço de que ele está lá, confesso), se conseguir emplacar uma sequência de partidas - o que infelizmente é improvável -, pode ameaçar a posição de Romarinho (ou do próprio Lodeiro). Com todos bem técnica e fisicamente (o que é improvável, para não dizer impossível), imagino que não só Petros inicie no banco, mas também Romarinho. Já Jadson e Guerrero, claro, são intocáveis.

Assim como, claro, Elias. E pelas entrevistas do treinador, Elias chega para ser o segundo volante da equipe, sem muitas invenções. Ou seja, chega para formar a dupla com o primeiro, no caso, Ralf. Chega para cumprir uma função que nenhum outro atleta do plantel corintiano tem condições de cumprir, a de válvula de escape pela faixa central, de condução de bola, de infiltração na área, que Elias faz como poucos no Brasil.

Seja como for, na minha projeção o Corinthians briga no topo da tabela. Briga pelo G4. Não digo que briga pela taça porque essa praticamente já tem uma mão da Raposa (os concorrentes diretos da Raposa, aliás, só vão conseguir bater de frente com ela de verdade no Brasileirão do ano que vem - isso se seus treinadores forem mantidos). Mas que briga por uma vaga na próxima Libertadores, via pontos corridos, não tenho dúvida de que o Corinthians briga. E as chances de conquistá-la não são pequenas, não. São grandes. E a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na 8ª rodada, é significativa.

Um comentário:

Nicolau disse...

O time está se encaixando e fico com dúvida se tem como tirar Petros nesse momento. Mano encontrou uma solução interessante ao usar a caída de Guerrero para a esquerda. Ocupa o espaço do ataque sem que Petros precise se aventurar muito. Será que Lodeiro faz esse papel de marcação?
Também acho que caberia mais um atacante e um zagueiro no elenco para brigar mesmo em cima.