quinta-feira, outubro 14, 2010

Camisa 5: Jucilei corre por fora

No Grêmio de 2007, treinado por Mano Menezes, Lucas era o volante de saída, enquanto Sandro Goiano era o de contenção.

Ao se transferir para o Liverpool, o sobrinho do Leivinha mostrou sua versatilidade e passou a atuar nas duas posições: como primeiro volante, quando Mascherano não estava no time, e como segundo, quando o argentino estava entre os onze.

Na Seleção de Mano, Lucas é o primeiro homem do meio-campo. Quem sai para o jogo, inegável dono da 8, é Ramires.



Não menos polivalente, também sob a batuta do atual técnico do Brasil, no Corinthians Jucilei atuou tanto de primeiro volante (com Elias de segundo) quanto de segundo (com Ralf de primeiro).

Na minha visão, porém, apesar da multivalência de ambos, os dois são primeiros volantes por essência (o que, rigorosamente, não quer dizer que eles não sabem nem devem aparecer na frente).

Na enquete que perguntava 'quem joga mais', deu Lucas. Dos 45 votos computados, 70% foram para o atleta do Liverpool e 30% para o do Timão.

Eu discordo. Para mim Jucilei joga mais que Lucas. Tem melhor passe, melhor domínio de bola, melhor drible, melhor visão de jogo, melhor presença física... enfim, melhor tudo. Só não tem a experiência, por uma questão natural.

O fato é que há três candidatos à camisa 5 da Seleção: Lucas, Sandro e Jucilei. Se dependesse de mim, ela seria do corintiano. Mas pelo visto, nesse momento, Lucas está em larga vantagem.

7 comentários:

Opinião do Carvalho disse...

Cara, pensa bem, de repente ainda não deu tempo de muita gente ler, não fala isso não... rs

Anônimo disse...

Claro que discorda. Assim como você não "lembra" que o Sandro era banco do Lucas, que ficou lesionado durante quase toda Liber '07 (jogou o primeiro jogo contra o Cerro e marcou o gol da vitória e só voltou na partida de volta da semi-final contra o Santos na Vila).

Lucas SEMPRE foi o primeiro homem na base do GRÊMIO e só foi deslocado para a segunda função em momentos esporádicos.

Óbvio que Lucas é o melhor do trio.

Hudson Martins disse...

Carlão, ainda acho cedo para cravar qual dos dois é mais jogador. Lucas já está consolidado no mercado, ao passo que Jucilei ainda carece de mais experiência (está no cenário principal do futebol brasileiro há apenas um ano e meio, vale lembrar).

De qualquer maneira, dois fatores são importantes nesta comparação: primeiro, a experiência internacional de Lucas, muito importante na Libertadores 2007 e no Sul-Americano Sub-20 do mesmo ano. Além disso, vale ressaltar o excelente momento vivido pelo mesmo Lucas na Seleção Brasileira; são três jogos em que soube aliar perfeitamente a boa condição técnica que tem e um excelente recurso tático.

Com o passar do tempo, o panorama pode ser alterado, mas, no momento, creio que Lucas esteja alguns passos a frente nesta disputa.

Grande abraço e parabéns pelo blog!

Pedrinho Barboza disse...

O maior problema do Jucilei é não ter nome de jogador de futebol, rsrsrs

Na verdade acho que o Lucas está na frente por ter mais experiência. Mas pra mim o corinthiano tem um imenso potencial, noção de posicionamento, ótima impulsão, bom passe e sempre chega bem ao ataque, enquanto o Lucas eu sempre achei um pouco burocrático quando vi jogando.
Quanto ao Sandro, na minha opinião não é nem metade do que dizem, jogar bem do lado do Guinazu é muito fácil, né?

Paulo Afonso disse...

Carlão, também concordo que Lucas é mais jogador, apesar de pensar que ainda é muito sedo para desconsiderar Jucilei. Jucilei é craque e vai aparecer no cenário europeu em breve, escreva o que eu digo.
Abraços,
Paulo
São José do Rio Preto/SP
PS: Dê uma olhada no texto de um ex-aluno meu. Ele escreveu sobre o Alecsandro, artilheiro aí no RS.
http://bit.ly/9AaeK2

__DX_PHHenrique_DX__ disse...

Lucas está ganhando a confiança do Mano Menezes na seleção brasileira e o Jucilei se ainda quiser ser titular tem que começar a mostrar novamente um futebol que no momento anda esquecido no corithians , ele é um grande jogador , concordo com o Carlão ele é bem melhor que o Lucas e deveria ser titular , mais no momento a má fase alvinegra afeta até o futuro camisa 5 da seleção .

Luiz Paulo Teló disse...

Como o nosso amigo anônimo comentou, Lucas é, de origem, primeiro volante. Com Mano, em 2006, quando despontou, foi avançado à segunda função, tendo o glorioso Jeovânio como primeiro volante. Quando fazia dupla com Sandro, o Goiâno era quem saia mais, e Lucas segurava as pontas.

Portando, essa posição não é novidade.

Quanto aos 3 nomes, só quer dizer que o Brasil está bem servido na posição. Aí não entra nem a questão de quem é melhor agora, até porque é bastante nivelado, mas sim quem inspira maior confiança no Mano, e é o Lucas. E quem é da preferência do treinador, também o Lucas.

Analisando melhor, talvez o Lucas fique no meio termo dos outros dois. Sendo o Jucilei um cara com uma imensa facilidade para aparecer na frente, o que pode criar problemas com a parceria do também flutuante Ramires. E o Sandro é o cara que fica, faz cara feia, faz falta dura, é o "cincão"....

Talvez seja por aí