domingo, outubro 03, 2010

Chelsea bate o Arsenal em casa

Em função dos esquemas táticos adotados por Ancelotti e Wenger, os confrontos individuais deste domingo ficaram bem definidos no miolo do meio-campo: Ramires x Song, Essien x Wilshere e Mikel x Diaby.

No 4-3-3 dos Blues, Ramires e Essien atuaram como meias, Malouda e Anelka como pontas e Drogba como centroavante. Já no 4-2-3-1 dos Gunners, o polivalente camisa 2 cumpriu o papel de articulador central.



Embora tenha feito uma grande partida, não vejo em Ramires um meia-esquerda, nem em Essien um meia-direta. Para mim ambos são excepcionais (segundos) volantes. Quando Lampard voltar, uma opção seria a inversão do triângulo da meia-cancha, com o 5 e o 7 lado a lado e Mikel no banco. Contudo, creio que o técnico do Chelsea vai manter a estrutura vencedora.

Só para traçar um paralelo, outro time que joga no mesmo sistema é o Barcelona. Porém ao invés de ter dois 'volantes' nas meias, como são os casos de Ramires e Essien, a equipe de Guardiola conta com Xavi e Iniesta para as respectivas posições, jogadores bem mais criativos.

Voltando ao clássico de Londres, do outro lado, entendo que Nasri rende mais pela faixa central do que pelo flanco. Sem Fábregas, o treinador do Arsenal poderia utilizar o próprio Diaby aberto na direita, com o 8 por dentro, trabalhando como armador, graças a sua boa qualidade no passe vertical. De qualquer forma, justiça seja feita, os visitantes foram superiores no 1º tempo, apesar do gol de Drogba no finzinho.

4 comentários:

Pedrinho Barboza disse...

Cara gostei muito da sua análise, alias desde os tempos de Cruzeiro acho um erro imperdoavel chamar o Ramires de "Meia", e olhe que já vi comentaristas gabaritados comentendo essa gafe. Pra aumentar a discursão e até qualificar mais ainda, hoje assistindo Milan X Genoa o comentarista da Sportv citou que o Pirlo era o segundo homem no meio de campo e que o Gattuso seria o primeiro, mas na minha opnião é o contrario já que o Gattuso chega muito mais no ataque que o Pirlo, o que voce acha?

Abs

Ciro disse...

assisti esse jogo .


http://cirocoment.blogspot.com/

Ciro disse...

assisti esse jogo .


http://cirocoment.blogspot.com/

Ceará Sporting Club disse...

nem assisti esse jogo,
mas torço muito pelo Chelsea no campeonato inglês!
adorei aqui..seguindo viu?
bjoos