sexta-feira, outubro 29, 2010

Lista de Mano desperta dúvidas

Confesso que fiquei um pouco confuso com a convocação. Pelo seguinte: Mano disse, em entrevista ao site da CBF, antes de anunciar a lista, que chamaria dois jogadores por posição.

Como o time joga no 4-2-3-1, linha de quatro à parte, seriam dois primeiros volantes, dois segundos volantes, dois meias, quatro pontas e dois centroavantes.

Se considerarmos que Lucas e Sandro são os 'primeiros volantes', penso que Mano vê em Jucilei um 'segundo volante', e não um primeiro, além, claro, de Ramires.

Douglas, é óbvio, chega para a vaga de Ganso. Mas quem é o outro camisa 10? Contra a Ucrânia, foi Elias. E se o papo de 'dois jogadores por posição' for real, deve ser Elias novamente, para minha tristeza.

Para minha tristeza porque queria e quero ver Ronaldinho nesta função. Contudo se o papo de 'dois jogadores por posição' for levado ao pé da letra, Pato e André são os centroavantes, e Robinho, Neymar, Coutinho e mais um são os pontas. No caso, Ronaldinho.

A não ser que o treinador cogite Elias na beirada do campo. Se porventura ele visualizar no camisa 7 do Corinthians um ponteiro, aí sim o 80 do Milan seria o tal meia centralizado. Entretanto, acho difícil.

De qualquer maneira, resta-nos aguardar o amistoso do dia 17 diante da Argentina para sanar essas dúvidas, ou quem sabe elas desapareçam nos próprios treinamentos.

4 comentários:

Filipe Nunes disse...

Mano disse que montara o meio-campo como o do Milan, com 3 atras do RG, mesmo que ele nao jogue centralizado. Desenho deve se aproximar de um 4-3-2-1.

Carlos Pizzatto disse...

Se assim for, então ele deve adotar o 4-4-2 em losango, com Lucas, Elias, Ramires e Ronaldinho no meio-campo, Neymar e Pato na frente.

Nicolau disse...

Historicamente, Ronaldinho rendeu mais pela ponta e mais perto do ataque do que centralizado. Jogou assim no Barcelona e em todo lugar, menos na Seleção. Talvez Mano queira tentar aproveitar o cara mais na sua e ver oq ue dá. Acho justo. Sobre Elias, ele é opção, mas a convocação de Douglas mostra que Mano está procurando outros nomes para a reserva de Ganso. Elias deve ficar numa das vagas de volante.

Roberticus disse...

@ FilipeNunes.

Mas o losango do Milan é bem diferenciado da maioria de esquemas semelhantes; pois um dos meio-campistas por detrás da camisa 10 teria de ser um regista 'a la Pirlo: seria como se vc botasse um Douglas ou um Ganso na função de falso-volante.