terça-feira, março 01, 2011

Craque da camisa número 4

O rótulo de craque não é exclusividade dos meias e dos atacantes. Por que volantes, laterais, zagueiros, e até mesmo goleiros, não podem ser considerados? É evidente que são mais raros, mas eles existem. E David Luiz é um exemplo, no meu entender.



Pouco conhecido pelo grande público no Brasil, o camisa 4 brilhou em Portugal e agora está mostrando seu valor nos tapetes ingleses. Não foi à toa que o Chelsea pagou ao Benfica 25 milhões de euros por seu futebol. E não é por acaso que ele é titularíssimo nas equipes de Carlo Ancelotti e Mano Menezes.

Particularmente não sei o que mais me chama a atenção em David Luiz. Não sei se seu insignificante índice de erros, se seu porte físico e sua velocidade, se sua capacidade de antecipação às jogadas, seus desarmes, ou se sua qualidade técnica, em especial no passe, muito acima da média dos demais defensores. Difícil escolher.

Não tem defeitos? Claro que tem (que podem ser corrigidos, diga-se de passagem, pois trata-se de um atleta de 23 anos). Mas são suas inúmeras virtudes que o credenciam a construir uma brilhante carreira tanto no clube londrino quanto na Seleção.

2 comentários:

José Dias, o agregado. disse...

Jogador seguro e regular. Com qualidade na saída.
Me lembro uma vez de ter conversado com um português torcedor do Benfica sobre os brasileiros em Portugal. Lamentou por quase meia hora a saída de David Luiz para o Chelsea =P. Pouco se lembrou da existência de Ramires e Luizão aehwahu hwauh awu uw.

Anônimo disse...

.. enquanto não começar a ver cartões, o seu jeito para dar porrada dá muito jeito a defender!