domingo, novembro 11, 2012

Mexida de Mancini surte efeito

64% de posse de bola. Número do primeiro tempo, quando os donos da casa dominaram o adversário, mas não conseguiram levar perigo legítimo aos visitantes. O preço pago foi o gol sofrido na cabeçada de Caulker, após cobrança de falta, e a desvantagem no placar na ida para o intervalo. O jogo disputado neste domingo foi válido pela 11ª rodada da Premier League.

Postados no 4-2-3-1, Manchester City e Tottenham definiram os duelos individuais do meio campo entre Yaya Touré e Huddlestone, Barry e Dempsey, e Tevez e Sandro. Já pelas beiradas, Zabaleta e Bale, Clichy e Lennon, Silva e Vertonghen, e Kolarov e Walker. A presença de Kolarov na ponta esquerda, aliás, tirou do time treinado por Mancini a entrada em diagonal. Logo foi entre a faixa central e o corredor direito, com as subidas de Touré, Zabaleta, Silva e Tevez, que o City atuou boa parte da partida.



Na segunda etapa o técnico italiano fez uma alteração que, confesso, não imaginava. Sacou Nastasic e colocou Maicon, aos 11 minutos. E passou a jogar no 3-5-2, com o brasileiro e Kolarov nas alas, Zabaleta, Kompany e Clichy na zaga, Barry e Touré volantes, Silva na armação, centralizado, e Agüero e Tevez no ataque. E dessa maneira chegou ao empate com o camisa 16, aos 20 minutos, graças à sua qualidade técnica, frieza, e à insistência de Yaya Touré no lance.

Mais tarde, aos 27 minutos, Tevez foi substituído por Dzeko, e foi do pé esquerdo do atacante bósnio que os citizens chegaram à virada. Com a equipe distribuída no 3-5-2, o espanhol Silva veio jogar na faixa central, entre outros motivos, para acionar o passe vertical. E foi com esse passe vertical, aéreo, que o 21 deixou Dzeko na cara do gol, aos 42 do segundo tempo.

Particularmente a alternativa tomada por Mancini não me agradou na hora. Não entendi três zagueiros para marcar apenas Adebayor. No entanto, com Maicon e Kolarov liberados, e Silva centralizado (o ponto mais positivo dessa decisão, a meu ver), o City construiu o 2 a 1, somou três pontos na tabela, e chegou à segunda colocação (pelo menos parcialmente).

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: