quinta-feira, janeiro 31, 2013

Possível PSG com Beckham

David Beckham não foi nem é apenas mais um rostinho bonito no futebol. Particularmente nunca achei nem acho um craque com c maiúsculo, mas não há como negar que foi um jogador acima da média da elite mundial. A questão é: ainda é?

Confesso que não vi nenhuma partida do LA Galaxy no ano passado (não 90 minutos), logo não tenho conhecimento da versão 2012 do inglês. E se você compartilha da minha ignorância, esse vídeo com os gols e os melhores momentos do camisa 23 na última temporada pode nos ajudar.



Aos 37 anos, como é de se pensar, Beckham pode basear seu jogo no PSG na distribuição, nos passes, nos lançamentos, nas cobranças de bola parada e nos arremates de fora da área. Andando e correndo pelos atalhos do gramado, o veterano pode sim render bem, se não durante 90 minutos, pelo menos uns 70 - apesar de achar que ele será reserva.

Se Ancelotti quiser manter o 4-4-2 em linha da partida contra o Lille no último domingo, Beckham pode entrar no lugar de Thiago Motta ou Matuidi. Sei que o soccer disputado nos Estados Unidos é mais fraco que o jogado na França e na Europa (Champions League), contudo, no Galaxy, Beckham atuava por dentro duma equipe postada no mesmo esquema tático (veja aqui e aqui).

Uma coisa me parece clara: o treinador não vai abrir mão do trio Lucas, Ibra e Lavezzi. Seja no 4-4-2 em linha, no 4-3-3 ou no 4-2-3-1, os três são titulares. Logo, algumas outras alternativas ficam para escanteio, como o 4-4-2 em losango, por exemplo. Portanto entre os esquemas possíveis, penso no 4-3-3 como a opção mais plausível, com Beckham na meia direita.



A dúvida ficaria entre os outros dois meio-campistas, duas vagas para quatro atletas: Verratti, Thiago Motta, Matuidi e Pastore. Na minha prévia escolhi Thiago Motta e Pastore, embora Matuidi seja hoje titular absoluto. Quantos aos outros setores, linha de quatro na defesa com Jallet (Van der Wiel), Alex, Thiago Silva e Maxwell, e ataque com Lucas na ponta direita, Lavezzi na esquerda, e Ibrahimovic na referência - apesar da intensa movimentação do sueco.

Insisto: Beckham deve ser reserva. Esse time idealizado por mim pode existir em um jogo aqui, outro ali, ou nem mesmo vir a existir. Mas se está contratado, de fato ele não será apenas mais um rostinho bonito no elenco. Cedo ou tarde, vai jogar (provavelmente com a 8, que não tem dono).

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: