quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Basta!

Muita gente diz que a Copa do Brasil é o atalho para se chegar a Libertadores. E é verdade. Vencer a Copa do Brasil é bem mais fácil do que ficar entre os quatro, cinco primeiros colocados no Brasileirão, ou do que ter sido campeão da Libertadores no ano anterior. Portanto, o que interessa é a Copa Libertadores da América.

E a Copa Libertadores da América? Bem, esta dá vaga para o Mundial Interclubes. Não adianta ficar entre os quatro, cinco melhores. Tem que vencer, igual na Copa do Brasil. Porém, quem ganha a Copa do Brasil, disputa um torneio com fase de grupos e mata-mata. Quem ganha a Libertadores, disputa um torneio de - até ontem, apenas um - dois jogos, para sul-americanos e europeus. O que é mais importante: vencer a Copa Libertadores ou vencer o Mundial Interclubes? Há quem diga que só a Libertadores não basta. Evidente que faturar o torneio no Japão é bacana. Ótimo. Mas vejo o Mundial como um bônus. Belo bônus, é verdade. Mas, como um bônus. Campeão da Libertadores? PQP! Maravilha! Ganhou ao fim do ano, no Japão? Maravilha, de novo! Campeão do Mundo! Mas, perdeu os jogos no Japão? Tudo bem. Não faz mal. Já ganhamos a Libertadores, que é um campeonato campeonato mesmo. (Talvez - e digo, talvez - este seja um - e digo, um - dos motivos dos europeus não valorizarem o Mundial da FIFA.)

Claro que valorizo o Mundial, porém, só a Libertadores, basta. E você, concorda com este ponto de vista?

4 comentários:

Anônimo disse...

Discordo... não que ganhar a Libertadores seja ruim, mas perder o mundial dói no coração. Eu já vi meu time perder um mundial e posso te dizer que os jogadores continuaram sendo meus ídolos (até pq tinha 9 ou 10 anos), mas foi um dos dias mais tristes da minha vida.
Só pra tu ter uma noção, desde 1995 eu não vejo nenhum penalti a favor ou contra do Grêmio... e volta e meia tenho pesadelos com aquele belo chute do Arce que quase desmontou o travessão do estádio Japonês. Coisas da vida.

Anônimo disse...

Ganhar Mundial é muito importante. Ganhar a Libertadores é ótimo, mas quem ganha o Mundial, fica em outro nível - digo em termos de respeito internacional.

Por exemplo: Se o Inter perdesse para o Barcelona no Mundial, continuaria sendo menosprezado por alguns catalãos, agora que venceu é mais respeitado. Minha opinião.

Anônimo disse...

Concordo com vocês, mas sinto que é muito mais bacana ganhar um torneio com fase de grupos, oitavas, quartas, semi e final (todos, ida e volta), do que ganhar um ou dois jogos. É mais por este lado minha opinião.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado