Teimoso, porém, acredito que Ronaldinho é sim produtivo pelo meio. Escoltado por três meio-campistas, o camisa 10 pode distribuir a bola, alimentar a dupla de ataque, lançar os laterais, virar o jogo... Enfim: basear-se na qualidade do passe (principalmente vertical). Contudo, sem abdicar de se aproximar dos companheiros, de arrematar de longe, de se infiltrar na área.
Para isso o esquema mais indicado, para mim, é o 4-4-2 em losango. Logo Luxemburgo pode escalar Airton como primeiro volante, Willians (Luiz Antonio) e Bottinelli (Luiz Antonio) nos vértices laterais, e Ronaldinho à frente.

Agora, caso fique comprovado que o gaúcho não rende por dentro (para muitos já ficou), a alternativa seria abri-lo na esquerda num 4-2-3-1, com Bottinelli por dentro, Airton e Willians formando a dupla de volantes, Vagner Love na referência do ataque, e Diego Maurício aberto na direita.
Nesse caso penso que Deivid iria para o banco, pois não tem característica de jogador de beirada de campo. No atual elenco quem melhor preenche os requisitos para a posição é "Drogbinha". Por ali, aliás, ele foi bem na Seleção de base com Ney Franco.

Embora aberto pela esquerda, Ronaldinho continuaria sendo o principal armador da equipe. Se por um lado ele pode não dar a profundidade que o Flamengo precisa, do outro Diego Maurício em tese cumpre esse papel.
Atenção redobrada teria de ter Airton, responsável pela cobertura de Junior Cesar e pelo auxílio a Ronaldinho na marcação. Já Willians (Luiz Antonio) seria encarregado do apoio quando o time tivesse a posse.
Outra opção que me ocorre, também, é o 4-4-2 em losango com Ronaldinho e Vagner Love no ataque, e o meio-campo composto por Airton, Willians, Luiz Antonio e Bottinelli. Resta-nos aguardar para ver o que Luxa tem em mente.