quinta-feira, fevereiro 28, 2013

A cara do Corinthians 2013

É questão de tempo, mas obviamente Renato Augusto e Alexandre Pato serão titulares. Um time sem eles é impensável, convenhamos. Não pelo alto investimento, claro, mas sim pela qualidade técnica, pura e simplesmente. E como esperado, os candidatos a perder as vagas são Jorge Henrique e Emerson.

Com Pato e Guerrero juntos Tite promoveu uma leve alteração no enraizado esquema tático alvinegro. Trocou o 4-2-3-1 pelo 4-4-2 em linha (como imaginado lá atrás), com Renato Augusto e Danilo pelas extremas, e os camisas 7 e 9 dividindo os espaços do campo ofensivo.



A dupla Pato e Guerrero, aliás, tem tudo para dar certo. Além de finalizadores do faro apurado, são ambos atacantes de mobilidade que sabem jogar longe dos domínios da área. Graças às características, podem e devem se revezar na referência do ataque. Quando um cai mais para o lado, o outro fecha por dentro. E vice-versa.

Na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, nesta quarta-feira, Renato Augusto destoou um pouco dos demais. Não conseguiu, em especial no primeiro tempo, fazer pela direita o que Danilo fez pela esquerda (trabalhar pelo corredor central com os homens da frente). Justiça seja feita, porém, o 25 fez uma ou outra boa jogada com Alessandro, nem se omitiu de tentar as diagonais, apesar de mal-sucedidas.

Jorge Henrique e Emerson vão acabar pagando o pato. Não tenho sombra de dúvida de que essa é a força máxima do Corinthians, com Renato Augusto e Pato entre os onze. A espinha dorsal já existe, só falta agora Tite dar uma cara a esse "novo" time. Logo, no momento o objetivo é pegar entrosamento através da repetição da escalação. E uma vez entrosada, essa equipe vai dar o que falar.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Nicolau disse...

Concordo com a escalação. Renato Augusto realmente sumiu a partir de certo ponto, mas ele melhora o passe do time e permite aumentar a posse de bola e a cadência. Isso sem perder muito da força de marcação. A troca de JH por ele , pra mim, é bem positiva.
Na Globo, o Casagrande viu um 4-4-2 tradicional brasileiro enquanto Danilo e RA estiveram em campo. Que acha?

Carlos Pizzatto disse...

Duas nítidas linhas de quatro.